Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Copa do Mundo: alunos de Jardim Camburi fazem pesquisas e decoram escola

Publicada em | Atualizada em

Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Copa do Mundo na Emef Elziza Vivácqua
Bandeiras dos países participantes da Copa decoram a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elzira Vivácqua dos Santos
Divulgação Seme
Copa do Mundo na Emef Elziza Vivácqua
Decoração com a temática da Copa foi providenciada pelos próprios alunos da unidade

A Copa do Mundo reúne vários craques, mas quem está batendo um bolão é a equipe de profissionais e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elzira Vivácqua dos Santos, em Jardim Camburi. Já que o maior torneio de futebol do mundo vai acontecer neste ano no Brasil, a unidade desenvolveu um trabalho interdisciplinar que envolveu todos os 800 alunos dos dois turnos, em todas as disciplinas, em volta da temática “Copa do Mundo”.

Basta abrir os portões da escola para notar a dedicação da garotada. Muros, teto, paredes, pilastras, corredores, portas, murais, tudo decorado com as cores e bandeiras de todos os países participantes do Mundial 2014, além de diversos cartazes com as informações sobre os representantes dos povos que virão ao Brasil disputar o torneio. Gol de placa do coordenador do tempo integral, Devaldir Teixeira Do Nascimento.

Pesquisas

Todos os alunos e turmas foram divididos em equipes, que escolheram um país para representar. Em seguida, vieram as pesquisas sobre o país escolhido, contemplando arte, localização geográfica, folclore, idiomas, situando-os no tempo e no contexto histórico. Na próxima semana, toda essa produção será apresentada num evento especial, que vai contar, inclusive, com um desfile.

E já que estamos falando em futebol, por que não um “aperitivo”, a famosa partida. Cada equipe/país vai formar times para participar das competições de chute a gol e futsal, nas categorias feminino e masculino.

Objetivo

"Além de estimular o espírito de equipe, a criatividade e o respeito entre os participantes, o projeto tem como objetivo propiciar a ampliação cultural por meio da identificação da arte, localização geográfica, folclore e idioma dos países participantes da Copa, situando-os no tempo e no contexto social e histórico", disse a coordenadora do projeto, a professora Alessandra Sabadini.

"As exigências educativas da sociedade contemporânea são crescentes e estão relacionadas a diferentes dimensões da vida das pessoas, como a participação social e política, a integração à vida familiar e comunitária, além da oferta de oportunidades de lazer e desenvolvimento cultural no tempo e espaço escolar. Assim, toda a dinâmica proposta vai possibilitar a sistematização e vivência de conhecimentos", disse a diretora da Emef, Mônica Diniz.

Divulgação Seme
Copa do Mundo na Emef Elziza Vivácqua
Bandeiras do Brasil estão espalhadas pelas dependências da Emef
Divulgação Seme
Copa do Mundo na Emef Elziza Vivácqua
Faixa com a bandeira e as cores do Brasil foi colocada na escola