As atividades integram a Campanha do Desarmamento Infantil, desenvolvida em 20 escolas municipais por equipes da Secretaria de Segurança Urbana
Nesta primeira semana de novembro, crianças de duas escolas municipais vão participar de brincadeiras antigas e de oficinas de conscientização contra jogos violentos e o uso de armas de brinquedo.
No Cmei Santa Rita de Cássia, em Itararé, as atividades serão realizadas nesta quarta-feira (04), às 8h e às 14h. Já os alunos do Cmei Maria Nazareth Menegueli, em Andorinhas, receberão as equipes na quinta-feira (05), às 9h e às 14h.
As atividades integram a Campanha do Desarmamento Infantil, desenvolvida em 20 escolas municipais por equipes da Secretaria de Segurança Urbana de Vitória (Semsu). Iniciada em outubro, a campanha valoriza brincadeiras tradicionais, como bola de gude, amarelinha, pião, que permitem a interação saudável entre os participantes e não geram comportamentos violentos.
"Temos verificado que as crianças se divertem com materiais simples e com brincadeiras leves. Em contrapartida, vemos que alguns brinquedos podem gerar tensão ou impedir a interação com os colegas e falamos disso nas atividades", explicou a gerente de Mobilização Social e Institucional, Fabiana Rocha Cassundé.
Esses jogos estimulam a inteligência, exercitam a concentração e ajudam na interação com outras pessoas. As escolas recebem uma caixa para recolhimento de armas de brinquedo, que serão destruídas. No final deste mês, as escolas participantes receberão o selo Escola Amiga da Paz.
Diversão
Samira Gasparini
Iniciada em outubro, a campanha valoriza brincadeiras tradicionais, como bola de gude, amarelinha, pião, pique-esconde, bola e outros jogos educativos
No Cmei Dr. Pedro Feu Rosa, no Bairro Bonfim, as crianças se divertiram e mostraram que sonham com um mundo de paz por meio de pinturas e esculturas feitas com massa de modelar. Os materiais foram doados pelas equipes da campanha.
"As crianças gostam de brincar de pique-esconde, jogar bola, brincar de boneca e andar de skate e bicicleta", conta Bruno Bellan Heringer, um dos oficineiros.
Nos CMEIs, os trabalhos são feitos por servidores das gerências de Mobilização Social e Institucional e de Ações de Prevenção à Violência da Semsu. Nas EMEFs, agentes da Guarda Civil Municipal levam as mesmas mensagens utilizando o Teatro de Bonecos da Guarda.
A campanha é desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), que está trabalhando o tema do desarmamento e da cultura da paz durante todo o mês em todas as unidades municipais, por meio das mais diversas abordagens: redações, trabalhos, palestras.