Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

CRJ celebra Semana Nacional do Graffitti com muita cor, música e arte até sábado

Publicada em

Por Ludmila Pecine, com edição de Deyvison Longui

Com a colaboração de Victorhugo Amorim e Katler Dettmann


Foto divulgação
Jovens participam da Semana do Graffiti
No primeiro dia de evento, jovens pintaram um muro utilizando as técnicas do graffitti

Nesta semana, a cidade de Vitória muda de cor com muito som e muita arte, em comemoração ao Dia Nacional do Graffiti. É o que promete a galera da Semana do Graffiti, que iniciou no último domingo (27).

O evento vai até sábado (02) e conta com exposições, intervenções urbanas, bate-papo, exibição de vídeos, palestras, entre outras atividades realizadas na Grande Vitória. A entrada é gratuita.

No primeiro dia do evento, realizado no bairro Monte Belo, em Vitória, cerca de 30 artistas pintaram um muro utilizando as técnicas de graffiti.

Além do show artístico com os grafiteiros, o hip-hop ficou completo com apresentações de Edson Sagaz e Banca Bicho Solto, Virtude, Ultimate B. Boys, DJs Jack e Zagalo, Fabrício Beat Box, Mcs Popey e Jota. A cada dia da semana uma região da Grande Vitória irá mudar de cor.

A Semana do Graffiti, que está na segunda edição, é uma realização do Instituto TamoJunto e recebe o apoio do Centro de Referência da Juventude de Vitória. Para o coordenador do Centro, Max Dias, é importante estimular iniciativas como essa, em que os jovens são os promotores do evento. “A Semana do Graffiti além de estimular a arte na cidade, consegue dialogar bastante com os jovens”, destaca.

Dia Nacional do Graffiti

O Dia Nacional do Graffiti, comemorado em 27 de março, é uma homenagem a Alex Vallauri, considerado precursor da linguagem do graffiti no país. A data faz referência ao graffiti realizado no túnel da avenida Paulista pelos amigos do artista no dia seguinte à sua morte, em 26 de março de 1987.

Alex Vallauri é uma grande referência da cultura do graffiti no Brasil, tanto para artistas que, como ele, já pintavam nas ruas nos anos 70, quanto para os jovens grafiteiros de hoje. Ele tornou-se conhecido por ter realizado, na cidade São Paulo, várias intervenções artísticas com a técnica do molde vazado (estêncil), herdada do movimento Pop Art.

Programação

Terça-feira (29/03), das 14h30 às 17h
VídeoReflexão

Exibição do Documentário Ducontra (SP), comentários e reflexão com o artista "Cena 7"
Local: Museu de Arte do Espírito Santo (MAES) - Centro – Vitória

Quarta-feira (30/03), das 18h30 às 21h
Trocando Ideia

Bate-papo sobre Moda, Design, Arte urbana e suas possibilidades com as Designers de Moda Gabi King e Pandora, o Desinger de Interiores vinícius Alberto de Moraes e Artistas de Graffiti.

Quinta-feira ( 31/03), das 13h às 18h
Conexidades

Cinco painéis serão realizados simultâneamente na região da Grande Vitória. Criado pela organização POVO, o projeto busca conectar artistas de distintas cidades através do Graffiti para produzir arte e meios necessários para pensar e discutir esta produção.
Local: Vitória - Vila Velha - Cariacica - Serra – Guarapari
Mais informações e endereços das ações em www.povo-povo.blogspot.com e semanadograffities.blogspot.com.

Sexta-feira ( 01/04), das 19h às 21h
Tinta no Mic

Apresentação musical de artistas de Graffiti que também atuam como músicos. Batalha de Tags, Batalha do Vocabulário. Apresentação dos MCs/Grafiteiros Canela, Ficore, Fredone, Judeu e Ren.
Mestre de Cerimônia: MC Adikto - DJs Jone, LD Fli e Periférico Dub.
Local: Centro de Referência da Juventude - Ilha de Santa Maria - Vitória

Sábado (02/04), das 18h às 20h
Working
Inauguração da loja "Working Hip Hop", lançamento do Emético Zine #6. Encontro de Black Books, freestyle (MCs) e nos toca discos DJ Jack.
Local: Shopping Top Model (próximo ao Supermercado EPA)- Glória - Vila Velha
Outras informações no blog: www.semanadograffities.blogspot.com