Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Dia da Árvore: Guardiões Ambientais participarão de atividades no Parque Mulembá

Publicada em | Atualizada em

Por Deyvison Longui, com edição de Andreza Lopes


  • Parcerias e meios de implementação

Leonardo Silveira
Parque da Fonte Grande - Aniversário de 38 anos

No dia 21 de setembro, é comemorado o Dia da Árvore. E para lembrar a importância da preservação do meio ambiente e das florestas em geral, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) preparou várias atividades com as crianças participantes do programa Guardiões Ambientais Mirins, no Parque Municipal Vale Mulembá, nesta segunda-feira (23), das 8h às 11h.

Rodas de conversa sobre a importância das árvores, mudanças climáticas e como evitar incêndios; plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica do Espírito Santo, dentre elas pau-brasil, ipê; aroeira, pau-ferro, paineiras, quaresmeira e pata-de-vaca; e vivências das crianças nas trilhas e caminhos do parque Mulembá fazem parte da programação elaborada e que pretende alertar para a situação atual do planeta. Veja programação abaixo.

"A árvore é maior símbolo da natureza e fundamental para o funcionamento do nosso planeta. Além disso, ela ajuda no controle do clima e geração do oxigênio para sobrevivência dos seres humanos. E na melhor que as crianças, nossos Guardiões Ambientais Mirins, para multiplicar esses ensinamos na comunidade escolar, família, amigos", destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

O secretário ressalta que, neste ano de 2024, a data é ainda mais importante por conta das emergências de ações que visam mitigar os impactos promovidos pelas alterações climáticas, a crise hídrica e as altas temperaturas que tem afetado o país, a capital e o Espírito Santo nos últimos meses.

"As árvores são importantes no contexto da regulação das temperaturas e umidade dos ambientes, pois elas mantêm condições confortáveis ao desenvolvimento e à manutenção da vida, assim como a produção de água, abrigo e moradia para animais e fornecimento de alimento para os organismos vivos, além de evitar a erosão dos solos", aponta o secretário.

VixFlora

A Semmam tem realizado ações para a preservação do patrimônio natural e para o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, o município tem realizado o aumento de áreas verdes permeáveis, com o desafio de plantar uma muda de espécie nativa por habitante da cidade, por meio do Programa Vix Flora. Para alcançar a meta, a prefeitura vem desenvolvendo diversos projetos com recursos próprios e em parcerias com organizações civis e empresas.

Recentemente, teve início mais uma etapa importante do VixFlora com o plantio de 19 mil mudas de árvores de espécies nativas de Mata Atlântica. A iniciativa faz parte da ampliação da cobertura florestal na cidade, que prevê o plantio total de 200 mil mudas nos próximos 28 meses. Estão previstas intervenções em 41 áreas do município, que somam 90,66 hectares (equivalente a 90 campos de futebol). Entre estes locais, ressaltam-se as unidades de conservação, áreas de risco e Áreas Verdes Especiais (AVE).

Também recentemente, atualizou o inventário da arborização urbana com a identificação de mais de 34 mil árvores localizadas em áreas públicas, como canteiros centrais e laterais, alamedas, praças, recantos, rotatórias e orla da cidade. Além da arborização urbana, aproximadamente 40% do território da capital (38,96 km2) é composto por áreas protegidas, o que denota um índice de cobertura arbórea de 95.10m2/hab acima da recomendação da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), que é de15m2/hab.

"Com ações já em andamento, estamos aumentando a área verde da cidade com o conceito das cidades esponjas. Tudo isso permitirá protegermos o patrimônio natural e construído, preservando as relações econômicas e socioculturais face às mudanças do clima, em prol da atual e futuras gerações", afirma o secretário Tarcísio Föeger.

Dia da Árvore

O Decreto Federal nº 55.795/1965, em seu art. 1º institui, em todo o território nacional, a Festa Anual das Árvores, em substituição ao "Dia da Árvore", a ser celebrado no dia 21 de setembro, em comemoração à floração que traz o renovo das diversidades de formações vegetais em suas interações com as demais formas de vidas.

Em seu art. 2º esclarece que a Festa Anual das Árvores tem por objetivo difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas, incentivar os cuidados com as plantas, estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores e das plantas no contexto da complexidade da vida e da cidadania ambiental.

Programação de atividades com os Guardiões Ambientais Mirins
Segunda-feira (23), Parque Vale do Mulembá, das 8h às 11h.

Diálogos Ambientais: Eita calor, mais árvores por favor. Importância das árvores para vida e para o contexto das Mudanças Climáticas.

Roda de Conversa sobre:
- A importância das árvores e das plantas da Mata Atlântica;
- Mudanças climáticas: O que é? O que isso tem a ver comigo?
- O que é e como evitar incêndios;
- Ação dos brigadistas que atuam nos parques de Vitória

- Vivência "Mata Atlântica de Vitória: Floresta que ensina"

Interpretação Ambiental em ambiente de Mata Atlântica:
. Caminhos e descobertas pelo Parque Vale do Mulembá;
. "O que dizem os sons da floresta?" - Sensibilização, aprender com os sentidos

Plantio de mudas de espécies de Mata Atlântica
. Quantitativo de mudas: entre 20 e 30 mudas
. Espécies nativas: pau-brasil; ipê; aroeira; pau-ferro; paineiras; quaresmeira; pata-de-.vaca.