Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Educação reúne 200 dinamizadores de Educação Física em formação continuada

Publicada em | Atualizada em

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Luis Oliveira


  • Educação de qualidade

Luis Oliveira
Formação com os dinamizadores de Educação Física que atuam na Educação Infantil
Formação com os dinamizadores de Educação Física que atuam na Educação Infantil (ampliar)
Luis Oliveira
Formação com os dinamizadores de Educação Física que atuam na Educação Infantil
Formação com os dinamizadores de Educação Física que atuam na Educação Infantil (ampliar)

Para promover troca de experiências e vivências pedagógicas e ainda estimular o protagonismo dos profissionais, a Secretaria Municipal de Educação (Seme), realizou nesta quinta-feira (04), nas dependências da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o terceiro módulo da formação continuada com os professores dinamizadores de Educação Física da Educação Infantil, em parceria com o Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (Naif), do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da universidade.

O professor e coordenador do Naif, André da Silva Mello, explica que a colaboração entre a Ufes e a Seme, que acontece desde 2017, tem como princípio promover encontros e debates em que os professores sejam os protagonistas. "Nessa formações eles têm suas práticas práticas pedagógicas compartilhadas, socializadas, ampliadas e refletidas por todos os participantes. É algo que tem dado bastante certo e valoriza os professores e o trabalho que desempenham nos Centros de Educação Infantil. Além disso, buscamos trazer outras experiências, com discussões e aprofundamento teórico, para que reflitam sobre suas próprias práticas", disse.

A formação reuniu os 200 dinamizadores que atuam nos 49 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) da rede pública de Vitória. Para enriquecer o debate e ampliar as possibilidades pedagógicas a serem desenvolvidas com as crianças, a formação contou com uma palestra por videoconferência do professor capixaba Giuliano Pimentel, que atua na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Com o tema "Uma infância para a aventura", o professor trouxe reflexões sobre a inserção dos esportes de aventura na Educação Infantil e propôs dinâmicas com os participantes, em que eles foram desafiados a criar possíveis práticas utilizando materiais como tampinhas de garrafa pet e fita adesiva.

Esportes de aventura

Outro convidado que participou da formação foi o professor Francisco Finardi, que atua no estado de São Paulo e é autor do livro "Aprendendo práticas corporais de aventura na educação física: da escola à universidade", além de ser criador do projeto "Chão da quadra".

Junto ao professor e a equipe do Naif, os dinamizadores foram divididos em três grupos para experimentar diferentes práticas de esportes de aventura. Tirolesa, escalada, surfe, arvorismo e diversos outros esportes foram demonstrados, de forma que possam ser adaptados para introduzir as crianças em sua prática, utilizando variados equipamentos e materiais de forma a garantir momentos atrativos e seguros para os pequenos.

Protagonismo

Para o dinamizador João Pedro Zoth, que atua no Cmei Professora Sophia Musengny Loureiro, no bairro Da Penha, a formação trouxe experiências positivas e enriqueceu as possibilidades pedagógicas que podem ser desenvolvidas com as crianças.

"Considero que as formações têm sido importantes, trazendo exemplificações de proposições pedagógicas de profissionais da rede, dando protagonismo ao que vem sendo desenvolvido nas instituições de ensino. Os relatos de experiência têm nos provocado a refletir sobre aquilo que estamos realizando, estimulando a troca de saberes e experiências entre o grupo de profissionais. Destaca-se também as práticas trazidas e os recursos didáticos e digitais utilizados no decorrer das formações", disse.

Formação com dinamizadores de educação física