Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Emef Adão Benezath comemora 51 anos e dá nome à biblioteca da escola

Publicada em | Atualizada em

Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi


  • Educação de qualidade

André Sobral
Lançamento do Livreto em Comemoração aos 50 anos da EMEF Adão Benezath
André Sobral
Lançamento do Livreto em Comemoração aos 50 anos da EMEF Adão Benezath

Do virtual para o presencial. Em 2021, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adão Benezath, em Antônio Honório, completou 50 anos com uma série de atividades virtuais devido à pandemia da Covid-19. Este ano, já contando 51 anos de existência, a comunidade escolar enfim se reuniu para celebrar a data, e com direito a presente: a biblioteca da escola, até então sem nome, agora se chama Biblioteca Noélia Miranda, em homenagem à servidora da Secretaria de Educação de Vitória.

Noélia é mestre em Educação, pedagoga, integrante da Comissão de Estudos Afro-brasileiros (Ceafro) e da Comissão de Educação das Relações Étnico-Raciais (Cerer) da Seme, escritora e especialista em psicopedagogia institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura africana e afro brasileira/infantil e infanto-juvenil, princesas de outras etnias, meninas negras na literatura, infância, educação pública e relações étnico-raciais.

"Hoje estou vivendo aqui uma linda paisagem. Quando começaram a mostrar os livros, achei que a biblioteca se chamaria Zacimba Gaba. Vocês me surpreenderam. Eu já falei com vocês que a gente precisa aprender que todos nós viemos da África. A gente precisa saber que nós somos importantes, que todo mundo tem o seu sonho, a sua estrela. Estou muito feliz, honrada e surpresa com essa homenagem. Muito obrigada", disse Noélia, emocionada.

Para revelar o nome da biblioteca, após contar um pouco a história da escola e o percurso do projeto "Adão 50 anos: Eu faço parte desta História", a professora Valeska Mathias convidou os estudantes Bruna, Daniel, Rebeca, Mirela, Laura e Quézia, do 2º ao 5º ano, para representar um pouco cada personagem escrito por Noélia em suas obras.

"Quando colocamos seu nome para batizar a biblioteca, foi unanimidade a aprovação e a adoração. Tenho muito orgulho de combater o racismo. E nós temos muito orgulho de ter você, Noélia, dentro da Prefeitura de Vitória, da Secretaria de Educação e aqui, no Adão Benezath", afirmou a professora Valeska, que conduziu a solenidade.

Territorialidade

A unidade de ensino fica na região da Grande Goiabeiras, berço cultural do Espírito Santo e que abriga duas das manifestações mais características de nossa cidade e do Estado: bandas de congo e as paneleiras.

Grande parte dos estudantes da Emef Adão Benezath são filhos, netos, bisnetos de paneleiras, tendo como referência as congadas e a confecção das panelas de barro, cujo fazer é o primeiro patrimônio imaterial reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Livro de Registro dos Saberes, em 2002.

"Fico emocionado com a sua emoção e de saber do seu trabalho junto à Secretaria de Educação, Noélia, que agora nomeia a biblioteca da Escola. A Emef Adão Benezath é uma referência e comemorará muitos outros anos de existência ainda. Já trouxemos melhorias para a escola, mas faremos ainda mais. Parabéns pela apresentação, em Goiabeiras temos as raízes e a história do Espírito Santo. Parabéns", comemorou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, que esteve no evento e foi muito bem recebido pelos estudantes.

Celebração

Também presente na solenidade, a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, celebrou o momento junto aos estudantes, quase todos já sem máscara, e parabenizou a escritora e servidora Noélia Miranda pela homenagem recebida.

"Noélia hoje foi eternizada nessa escola, uma homenagem linda e muito merecida. Hoje comemoramos os 50 anos que não foram comemorados. E como isso fez falta! Porque o que nos alimenta, no nosso trabalho de educadores, é esse sorriso no rosto de cada um de vocês, estudantes. A proposta pedagógica dessa escola é muito forte. Parabenizo toda a equipe da Emef Adão Benezath pelo trabalho e pela presença na sua comunidade", afirmou.

Todo o projeto de comemoração dos 50 anos da unidade de ensino foi registrado e deu origem a um livreto impresso, que será entregue a todos os 399 estudantes matriculados por lá.

"Eu só tenho a agradecer por essa oportunidade da nossa escola construir todo esse processo, desde 2019, em preparação para comemorar os 50 anos do Adão Benezath. Eu sou um coadjuvante na direção dessa equipe potente, que fez esse momento acontecer", disse o diretor da unidade de ensino, José Honor.

Noélia Miranda

Noélia Miranda é autora das seguintes obras: "Zacimba Gaba, princesa guerreira: a história que não te contaram", lançado em 2015 e ilustrado por Gió Araújo; "Zabelê, o Pássaro Encantado", que escreveu com Paulo Tássio Borges, lançado em 2020; "Zacimbinha - Princesa, Sapeca e Guerreira" (2021) e "Natalino, pretinho pretinho" (2021). Para este ano, está no forno "João, o menino que criava brinquedos".

Também escreveu junto a outras 19 colaboradoras o livro: "De Zacimbas a Suelys - Coletânea Afro-Tons de Expressões Artísticas de Mulheres Negras no Espírito Santo", publicado em 2017. E é ainda compositora de cinco músicas gravadas e anexadas no livro: "Mirandinha, a menina que queria pegar uma estrela", do autor e ilustrador Gió Araújo.

Por seu trabalho, recebeu os prêmios "Professora Olga Borges", em 2009, e duas vezes em 2015, por desenvolver projetos antirracismo em escolas públicas. Recebeu homenagens pelos trabalhos prestados aos municípios de Cariacica (2015) e Vitória (2017). Em 2018, recebeu da UNEGRO-ES, homenagem ao Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.

Em 2019, foi homenageada pela Câmara de Vereadores de Vitória, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à população da capital capixaba, recebendo o título de honra ao mérito em comemoração à Tereza de Benguela, voz da mulher brasileira.

André Sobral
Lançamento do Livreto em Comemoração aos 50 anos da EMEF Adão Benezath
André Sobral
Lançamento do Livreto em Comemoração aos 50 anos da EMEF Adão Benezath