Imprensa
Enem começa no domingo: uso de máscara é obrigatório
Publicada em | Atualizada em
Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Brunella França
Após um ano de muito preparo e estudo, finalmente chegou a hora dos estudantes de todo o País prestarem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão aplicadas nos próximos dois domingos, dias 17 e 24 de janeiro. Pela primeira vez na história, nove escolas da rede municipal de ensino de Vitória serão locais de prova.
Por conta da pandemia do novo coronavírus, para garantir a segurança dos candidatos e profissionais que trabalharão na aplicação do exame, as regras aumentaram.
Entre as mudanças, está a obrigatoriedade do uso de máscara. Sem ela, o estudante pode ser eliminado, perdendo acesso ao local de prova.
Dicas
Abaixo, a secretária de Educação da capital, Juliana Rohsner, dá algumas dicas para quem vai prestar o Enem.
1. Separe o que levar no dia do Enem! É obrigatório levar um documento oficial de identificação com foto (Identidade, Carteira de Trabalho, Carteira de Habilitação ou Passaporte), caneta esferográfica de tinta preta (não adianta tentar usar de outras cores!) fabricada em material transparente e máscara de proteção facial. Sem esses itens, não será possível fazer a prova.
2. Confira o seu local de prova! E, podendo, imprima o cartão de confirmação, disponível no portal do Inep.
3. Evite atrasos. O horário de abertura dos portões foi ampliado para evitar aglomerações em frente aos locais de prova. Os portões serão abertos a partir das 11h30 e fechados às 13 horas. Saia mais cedo de casa para chegar tranquilo e evitar perder o exame.
4. Leve sua água e um lanche para a prova. Como se trata de uma prova longa, é recomendado levar de casa água e um lanche (como frutas, por exemplo) para aguentar a duração do exame.
5. Cuidados sanitários. Embora não seja obrigatório, você pode levar, também, uma máscara extra para trocar durante a prova. Haverá, nos locais de aplicação do Enem, álcool em gel para higienizar as mãos - mas, também é permitido levar seu próprio produto, caso deseje.
Locais de prova
Ao todo, nove escolas da rede municipal receberão os candidatos, além dos demais locais de prova definidos pela organização do Enem.
Toda a organização da aplicação das provas do Enem é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os protocolos de limpeza e segurança em todas as unidades, não apenas as municipais, bem como a convocação de equipes de trabalho para a realização da prova, também são de responsabilidade do Inep.
As escolas municipais que receberão as provas do Enem são:
- Álvaro de Castro Mattos (Jardim da Penha)
- Arthur Costa e Silva (Bairro República)
- Éber Louzada Zippinotti (Jardim da Penha)
- Izaura Marques da Silva (Andorinhas)
- Juscelino Kubitschek de Oliveira (Maria Ortiz)
- Maria Leonor Pereira da Silva (Santa Lúcia)
- Padre Anchieta (Ilha de Santa Maria)
- Professora Eunice Pereira Silveira (Tabuazeiro)
- Suzete Cuendet (Maruípe)
Enem
O Enem será aplicado, presencialmente, nos dias 17 e 24 de janeiro.
Abertura dos portões: às 11h30 (horário de Brasília)
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas 1º dia (17/1): 19h
Término das provas 2º dia (24/1): 18h30
Matérias relacionadas
Enem: candidatos terão reforço de oito linhas municipais de ônibus
Rua de Lazer tem horário reduzido por conta do Enem e ciclofaixa vai funcionar
Segurança no Enem: Guarda Civil Municipal dará suporte à Polícia Militar