Publicada em 04/08/2010, às 13h40

Por Vitor Lopes, com edição de Deyvison Longui

Com a colaboração de Brunella França

Estação Porto recebe nesta quinta show gratuito do rapper MV Bill


Foto de Divulgação
O rapper MV Bill, que faz show na Estação Porto
Referência comunitária, MV Bill é o símbolo de um discurso político que faz da crônica musical das guerras nas favelas brasileiras

De passagem por Vitória para participar do Fórum de Cidadania "Violência e consumo de drogas: projetos de prevenção juvenil", que acontece na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o rapper MV Bill realiza show gratuito, nesta quinta-feira (05), na Estação Porto, a partir das 21h. O artista vai apresentar o show da turnê de seu trabalho mais recente, Causa e Efeito, lançado em abril deste ano.

Referência comunitária, Alex Pereira Barbosa, ou MV Bill, é o símbolo de um discurso político que faz da crônica musical das guerras nas favelas brasileiras, além do ponto de partida de uma fala urgente sobre violência, discriminação e cidadania.

Junto com o produtor Celso Athaíde, criou a CUFA, Central Única das Favelas, uma organização não governamental que possui bases de trabalho em várias partes do país e cuja forma de expressão predominante é o hip-hop.

O músico lançou, em 1998, o CD Mandando Fechado, relançado pela Natasha Records/BMG um ano depois com o título Traficando Informação. Em 2001, ganhou o prêmio de Melhor Videoclipe de Rap por Soldado do Morro no Video Music Brasil. No ano seguinte, veio o álbum Declaração de Guerra.

Em abril de 2005, junto com o produtor Celso Athayde e o ex-secretário nacional de segurança pública, Luiz Eduardo Soares, lançou o livro Cabeça de Porco, pela editora Objetiva. A obra fala sobre os jovens no mundo do crime. Foram usadas entrevistas e filmagens feitas por Athayde e MV Bill, nos últimos 15 anos em favelas de nove estados, e pesquisa etnográfica de Luiz Eduardo sobre violência e polícia.

Em 2006, esse trabalho encontrou eco em imagens e chocou o país com o lançamento do projeto-documentário Falcão - Meninos do Tráfico, exibido pelo programa Fantástico, da Rede Globo. No mesmo ano, chegaram ao mercado as outras duas partes do projeto: o livro homônimo Falcão - Meninos do Tráfico, sucesso de vendas no país, e o disco O Bagulho é Doido. No mês de abril deste ano, lançou o disco Causa e Efeito, vendido nos shows por R$ 5.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)