Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Estudantes escrevem carta com sugestões para a cidade e entregam ao prefeito

Publicada em

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar
  • Educação de qualidade
  • Cidades e comunidades sustentáveis

Leonardo Silveira
Estudantes entregam carta para prefeito
Leonardo Silveira
Estudantes entregam carta para prefeito

As ideias de pequenos cidadãos parecem simples, mas podem resultar em melhorias para a cidade. Estudantes da turma do 3º ano A, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Octacílio Lomba, em Maruípe, entregaram uma carta ao prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, com sugestões para a capital.

Além da escrita, feita a muitos pares de mãos, os estudantes também fizeram desenhos sobre como está a situação hoje e como eles imaginam que possa ser, com melhorias. No encontro com o prefeito, os estudantes leram a carta.

"Percebemos que a rua da nossa escola alaga, às vezes. E isso tem nos preocupado devido ao contato com vírus e bactérias que podem haver na água do esgoto. Nós aprendemos que esses alagamentos acontecem devido ao lixo que as pessoas jogam na rua. Será que o senhor não poderia investir mais em trabalhos de conscientização da coleta seletiva? Assim as pessoas vão aprender como o lixo deve ser organizado", diz um dos trechos da carta.

"Mesmo com toda essa chuva que teve em Vitória, este ano, não tivemos nenhum desabrigado, nenhum desalojado, muito por causa do trabalho de limpeza e manutenção realizado na cidade. Mas, infelizmente, muita gente ainda joga o lixo no lugar errado, na hora errada. Quando vem a chuva, leva tudo para o bueiro, que fica entupido e a água transborda. Temos que ensinar essas pessoas a não jogar o lixo na rua e a não descartar no lugar errado. A gente quer uma cidade cada vez melhor para todo mundo”, explicou o prefeito Lorenzo Pazolini, que recebeu os estudantes na Prefeitura.

O amor pelos animais também foi um tópico tratado na carta: "Se não for pedir muito, o senhor poderia providenciar campanhas de conscientização para evitar os maus tratos de animais? Pois eles também têm sentimentos."

Outro ponto observado pelos estudantes foi em relação às leis de trânsito. Segundo os pequenos, está faltando respeito. Por isso, eles fizeram um alerta "Senhor prefeito, o trânsito não está sendo respeitado."

O projeto

A iniciativa de escrever uma carta ao prefeito foi da própria turma, em atividade liderada pela professora Débora Alice.

“Nós estávamos estudando sobre as transformações que o homem faz no ambiente em que vivemos. Eles foram apontando diversas coisas e eu fui pontuando suas falas. No final, eu perguntei o que poderíamos fazer a respeito, uma vez que contribuímos para essas transformações. Eles me responderam que, como são crianças, não podiam fazer muito, mas que eles podiam escrever uma carta ao prefeito contando o que eles têm observado”, disse a professora.

Na sala de aula, Débora Alice explicou que não adiantava só apontar os problemas, que sempre é necessário analisar o problema e pensar numa possível solução.

“A partir daí, eles refletiram sobre os problemas que haviam indicado e apontaram as soluções que, em sua perspectiva, atenderiam para melhorar a cidade”, completou a educadora.

Algumas respostas

A equipe do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental de Vitória (CVSA) faz um trabalho de educação em saúde ambiental nas escolas municipais Vitória. Os estudantes são orientados sobre os cuidados com os animais domésticos, por meio do tema “Saúde e Guarda Responsável”.

O objetivo das ações é conscientizar as crianças sobre os riscos associados às agressões vindas de cães ou gatos e sobre a importância do registro desses casos no sistema da saúde. A equipe fará uma visita à Emef Octacílio Lomba.

Coleta seletiva

Materiais recicláveis podem gerar renda para catadores e, quando descartados de forma correta e responsável, contribuem para a preservação do meio ambiente. Com a ampliação do serviço pela Secretaria Central de Serviços, atualmente são 70 pontos de entrega voluntária de lixo seco (passível de reciclagem) instalados em pontos de grande circulação de pessoas na capital.

Para que o serviço seja mais eficaz, os munícipes precisam separar os resíduos, colocando nos ecopostos apenas o lixo seco:

  • Papéis: papel, jornal, papelão, embalagens de papel e papelão, guardanapos sem resíduos de alimento e líquidos e embalagens de suco longa vida sem resíduos líquidos;
  • Plásticos: garrafas, potes, copos sem resíduos de alimento e líquidos, pratos e talheres descartáveis sem resíduos de alimento;
  • Metais: latas sem resíduos de líquidos e embalagens de marmitex sem resíduos de alimento;
  • Vidros: garrafas, copos e cacos de vidro sem resíduos de alimento e líquidos.

Trânsito

Técnicos da Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) e agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal de Vitória realizam um trabalho de conscientização para o trânsito para crianças e estudantes nas unidades de ensino de Vitória.

Atividades de educação no trânsito deverão ser realizadas junto aos estudantes da Emef Octacílio Lomba ainda este ano, de acordo com o prefeito.

Leonardo Silveira
Estudantes entregam carta para prefeito
Leonardo Silveira
Estudantes entregam carta para prefeito