Imprensa
Exposição no hall da PMV tem trabalhos artísticos feitos por crianças
Publicada em | Atualizada em
Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Trabalhos cheios de significados, feitos pelas mãos de pequenos artistas do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Zilmar Alves de Mello, que fica em Nova Palestina, estão em exposição no hall da Prefeitura de Vitória (PMV), até a sexta-feira (02). A ação faz parte do projeto "Literarte: leitura do mundo por meio dos brinquedos e brincadeiras em todos os cantos na Educação Infantil", desenvolvido na unidade de ensino com os grupos 5 e 6.
O projeto tem por objetivo proporcionar situações em que as crianças possam explorar e desenvolver as expressões de fala, corporais, auditivas e visuais, por meio das brincadeiras e brinquedos, se apropriando de forma lúdica das obras do artista Ricardo Ferrari.
Assim, após muita pesquisa sobre as obras do artista em sala de aula, com rodas de conversa e exibição de vídeos, os pequenos produziram releituras, utilizando diversas técnicas e materiais, como acrílico, mdf e papel paraná.
As crianças foram até a PMV para prestigiar seus trabalhos na tarde desta quinta-feira (1º), e ficaram encantados em ver que todo o seu esforço e dedicação em sala de aula resultaram numa bela exposição, em um dos espaços públicos mais importantes da capital.
"Fiquei muito feliz de ver que o que nós fizemos está aqui para todo mundo ver. Usei bastante azul porque é minha cor preferida e foi muito divertido fazer a pintura", disse o pequeno Heitor Wander, do grupo 6.
Da mesma turma, Ana Beatriz contou que ficou muito alegre em ver o seu trabalho e o dos colegas reunidos numa exposição. "Ficou muito bonito, que legal. Eu gosto muito de pintar e desenhar e foi tudo muito divertido", afirmou.


Projeto Literarte
Os trabalhos foram conduzidos pela professora de Arte Aldione Santos, com o apoio das pedagogas Edenise Paixão e Marta Simões, e das assistentes Kathyuscia Soares e Sandra Silva.
"O objetivo principal é contribuir para as reflexões sobre a relevância da inserção da alfabetização do olhar na educação, além de possibilitar novos olhares para os diversos materiais que podemos oferecer às nossas crianças. Saber ler e interpretar imagens é fundamental na época atual, na qual as informações são passadas a cada dia de forma mais acelerada, exigindo assim que seus leitores façam uma análise rápida, guardando consigo somente aquilo que for essencial", explicou a professora Aldione.
Ainda segundo a professora, o projeto também busca estimular a criatividade e o protagonismo infantil. Precisamos estimular em nossas crianças este conhecimento desde pequenos, alfabetizando seus olhares e sabendo ser críticos quando for necessário, o que oferta possibilidades de se reinventar a cada instante. É na escola que exercitam este conhecimento, com a ajuda dos professores que atuarão sempre de forma a estimular essa habilidade, como facilitadores do processo de aprendizagem, e não negativando suas criatividades", destacou.

