Casa Porto está oferecendo oficinas que estimulam artistas a elaborar projetos culturais
Começa neste sábado (14) uma série de debates e conversas que fazem parte da nova etapa do curso "Elaboração de Projetos Culturais", que integra o projeto "Oficinas da Casa Porto das Artes Plásticas".
A partir do contato com profissionais de várias áreas da cultura, as oficinas visam aprimorar o conhecimento dos participantes.
No primeiro encontro, a arte educadora Fabiene Passamani vai falar sobre projetos educativos aplicados no desenvolvimento de trabalhos artísticos. "Como o objetivo principal das oficinas é preparar o artista/agente cultural para a elaboração de um projeto, o bate-papo que irei conduzir será uma espécie de aquecimento para o módulo 'arte-educação'. Realizaremos alguns estudos de casos, abordando projetos educativos que foram desenvolvidos em diversos tipos de projetos culturais".
Para Fabiene, os projetos artísticos têm de estar associados à educação, sem que isso seja uma obrigação. "O artista ou produtor precisa ter em mente que o projeto educativo tem que ser pensado em conjunto com a ação cultural, deixando de ser um mero acessório ou um item obrigatório para a participação em alguns editais, ou seja, o projeto educativo deve estar em consonância com o conceito trabalhado no projeto cultural, tendo em vista que o mesmo deverá ser destinado a um público específico, seja ele formado por artistas, estudantes e/ou comunidade do entorno".
Fabiene também acredita que ações como as oficinas realizadas pela Casa Porto são fundamentais para o crescimento dos profissionais envolvidos com arte. "As ações de formação são sempre muito importantes, sejam elas destinadas aos artistas, professores ou estudantes. Elas visam ao aprimoramento de habilidades para o desenvolvimento profissional daquele que busca a informação. A Casa Porto objetiva se transformar num polo de fruição e formação dos artistas/produtores atuantes no mercado artístico capixaba e, para tanto, investirá em ações de formação, valorização e divulgação do artista local".