Fafi recebe leitura dramática da peça No fim do beco há um bosque nesta segunda
Publicada em
Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi
Foto Divulgação
Vital Santos fará a leitura de um texto no qual uma família vive seu drama na luta pela sobrevivência
A Escola de Teatro Dança e Música Fafi recebe nesta segunda-feira (6), às 20 horas, a leitura dramática do texto "No Fim do Beco há um Bosque", do pernambucano Vital Santos. A programação faz parte do Projeto SESC Dramaturgia – Leituras em Cena 2012.
O trabalho resulta da Oficina de Leitura Dramática ministrada pelo diretor e ator pernambucano Marcus Rodrigues, realizada em maio durante a Aldeia SESC de Teatro e Dança. A leitura dramática fará parte da programação de abertura das aulas semestrais da Fafi, tem entrada franca e é aberta ao público em geral.
Num universo miserável, uma família vive seu drama na luta pela sobrevivência. Dona Rosa, a matriarca, faz o que pode para manter seus filhos Rico, Soledade e Cachinho unidos em meio à fome e ao desespero. Estão à espera de Nando, o filho mais velho, na luta para conseguir um quinhão de terra que sirva de abrigo a toda família.
É o retrato de um povo esperançoso que tenta sobreviver, apesar dos percalços que o mundo imprime aos menos favorecidos. Nesse mergulho na miséria humana, surge um fio de esperança, um mundo talvez um pouco mais florido, onde se encontre a paz. Afinal, todos esperam que no fim do beco exista o tão sonhado bosque.
O projeto SESC Dramaturgia – Leituras em Cena 2012 tem por objetivo estimular o conhecimento e a prática de Leituras Dramatizadas, enquanto modalidade de teatro, reconhecendo seu lugar e importância na contemporaneidade.
O autor
Vital Santos, pernambucano, iniciou a carreira na cidade de Caruaru, onde em 1966 foi um dos fundadores do Grupo Evolução. Em 1967, escreveu sua primeira peça: "Feira de Caruaru".
Com a peça "Rua do Lixo 24", escrita em 1968, ganhou cinco prêmios no Festival Nacional de Teatro (realizado em 1969) e percorreu o Brasil inteiro. Com a peça "O Auto das Sete Luas de Barro" (uma biografia do ceramista Mestre Vitalino) ganhou vários prêmios, entre os quais o Prêmio Molière; Mambembe; da Associação dos Críticos de Arte de São Paulo e o Prêmio Governador do Estado do Rio de Janeiro.
Também dirigiu o Teatro de Comédia do Paraná, o Projeto Pixinguinha (da Fundação Nacional de Arte - Funarte), além de shows dos cantores Alceu Valença, Elba Ramalho e Jackson do Pandeiro.
Ficha técnica
Texto: Vital Santos
Direção: Dulce Fernandes
Assistente de Direção: Robson Fernandes
Duração: 50 minutos
Iluminação: Rafael Stein
Elenco: Rayssa Reis, Lucineia Recla, Estevão Barcelos, Lu Gonçalves, Dulce Fernandes, Fabio Freire, Sabrina Rocon, Diego Rodriguez, Ellen Karla
SERVIÇO
Fafi recebe Projeto SESC Dramaturgia – Leituras em Cena 2012
Atração: leitura dramática da peça “No fim do beco há um bosque”
Quando: segunda-feira (6), às 20 horas
Onde: Escola de Teatro Dança e Música Fafi. Avenida Jerônimo Monteiro, 656, Centro.