Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Fafi recebe leitura dramática da peça No fim do beco há um bosque nesta segunda

Publicada em

Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi


Foto Divulgação
Vital Santos
Vital Santos fará a leitura de um texto no qual uma família vive seu drama na luta pela sobrevivência

A Escola de Teatro Dança e Música Fafi recebe nesta segunda-feira (6), às 20 horas, a leitura dramática do texto "No Fim do Beco há um Bosque", do pernambucano Vital Santos. A programação faz parte do Projeto SESC Dramaturgia – Leituras em Cena 2012.

O trabalho resulta da Oficina de Leitura Dramática ministrada pelo diretor e ator pernambucano Marcus Rodrigues, realizada em maio durante a Aldeia SESC de Teatro e Dança. A leitura dramática fará parte da programação de abertura das aulas semestrais da Fafi, tem entrada franca e é aberta ao público em geral.

Num universo miserável, uma família vive seu drama na luta pela sobrevivência. Dona Rosa, a matriarca, faz o que pode para manter seus filhos Rico, Soledade e Cachinho unidos em meio à fome e ao desespero. Estão à espera de Nando, o filho mais velho, na luta para conseguir um quinhão de terra que sirva de abrigo a toda família.

É o retrato de um povo esperançoso que tenta sobreviver, apesar dos percalços que o mundo imprime aos menos favorecidos. Nesse mergulho na miséria humana, surge um fio de esperança, um mundo talvez um pouco mais florido, onde se encontre a paz. Afinal, todos esperam que no fim do beco exista o tão sonhado bosque.

O projeto SESC Dramaturgia – Leituras em Cena 2012 tem por objetivo estimular o conhecimento e a prática de Leituras Dramatizadas, enquanto modalidade de teatro, reconhecendo seu lugar e importância na contemporaneidade.

O autor

Vital Santos, pernambucano, iniciou a carreira na cidade de Caruaru, onde em 1966 foi um dos fundadores do Grupo Evolução. Em 1967, escreveu sua primeira peça: "Feira de Caruaru".

Com a peça "Rua do Lixo 24", escrita em 1968, ganhou cinco prêmios no Festival Nacional de Teatro (realizado em 1969) e percorreu o Brasil inteiro. Com a peça "O Auto das Sete Luas de Barro" (uma biografia do ceramista Mestre Vitalino) ganhou vários prêmios, entre os quais o Prêmio Molière; Mambembe; da Associação dos Críticos de Arte de São Paulo e o Prêmio Governador do Estado do Rio de Janeiro.

Também dirigiu o Teatro de Comédia do Paraná, o Projeto Pixinguinha (da Fundação Nacional de Arte - Funarte), além de shows dos cantores Alceu Valença, Elba Ramalho e Jackson do Pandeiro.

Ficha técnica

Texto: Vital Santos

Direção: Dulce Fernandes

Assistente de Direção: Robson Fernandes

Duração: 50 minutos

Iluminação: Rafael Stein

Elenco: Rayssa Reis, Lucineia Recla, Estevão Barcelos, Lu Gonçalves, Dulce Fernandes, Fabio Freire, Sabrina Rocon, Diego Rodriguez, Ellen Karla

SERVIÇO

Fafi recebe Projeto SESC Dramaturgia – Leituras em Cena 2012

Atração: leitura dramática da peça “No fim do beco há um bosque”

Quando: segunda-feira (6), às 20 horas

Onde: Escola de Teatro Dança e Música Fafi. Avenida Jerônimo Monteiro, 656, Centro.

Classificação etária: 10 anos

Mais informações: (27) 3324-1168 ou 3381-6923.

Entrada gratuita.