Imprensa
Família Real: Vitória elege Rei, Rainha e Princesas do Carnaval Capixaba 2011
Publicada em
Por Vitor Lopes, com edição de Angèle Murad
Com a colaboração de Brunella França


Experiência e juventude compõem a Família real do Carnaval de Vitória 2011. A corte momesca foi escolhida por sete jurados na noite do último sábado (04), num Teatro José Carlos de Oliveira (Centro Cultural Carmélia) lotado.
Os eleitos: Ricardo Barbosa para Rei Momo; Débora da Costa Silveira, a Rainha; Regiane Andrade dos Santos, Primeira Princesa; Amanda Letícia Nogueira, Segunda Princesa. O evento é uma realização da Prefeitura de Vitória por da Secretaria Municipal de Cultura.
O Rei Momo eleito com 125 pontos é Ricardo Barbosa, com 38 anos, 1.74m e 81kg. Pai de três filhas e formado em eletrotécnica, é apaixonado por carnaval, e se lembra da folia desde os 5 anos, acompanhando o pai e parentes.
Jucutuquara de corpo e alma, o no Rei Momo já saiu em diversas alas na escola. "Foi muito emocionante ser coroado o Rei Momo do Carnaval de Vitória. Vou pedir conselhos para os outros reis e honrar muito o nome da minha cidade durante a festa", comentou.
Rainha
A Rainha eleita com 137 pontos já ocupou o posto por duas vezes. Débora da Costa Silveira, 28 anos, 67 quilos e 1,70m, comemorou com muita alegria e emoção sua terceira coroação como Rainha do Carnaval de Vitória.
“É como se fosse a primeira vez! Fiquei afastada da disputa pelo posto de rainha durante quatro anos, voltei com o apoio da família e de amigos e fui novamente coroada. Estou muito feliz e emocionada”, disse.


Princesas
As Princesas do Carnaval de Vitória 2011 entraram na disputa pela primeira vez. O resultado foi recebido com muitos sorrisos e lágrimas de felicidade.
“Estou eufórica, tremendo, é uma sensação maravilhosa fazer parte dessa Família Real. Vamos encantar os foliões capixabas”, prometeu a Segunda Princesa, Amanda Letícia Nogueira, 18 anos, 58 quilos e 1m65m. Ela contabilizou 126 pontos na apuração das notas.
“Não dá pra dizer o quanto estou alegre. Espero um reinado lindo e vou mostrar na avenida o que a mulata tem no pé”, disse a Primeira Princesa, Regiane Andrade dos Santos, 24 anos, 50 quilos e 1.55m. Regiane alcançou 125 pontos na contagem dos jurados.
Juri
O júri foi composto pelo vice-presidente da Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (Lieses), Pedro Suzana; a empresária Edmara Seidel Sarmento; o assessor da Arcelor-Mittal Marco Antônio Euzébio; a professora Maria José Villaça; o jornalista Nelmir Schneider; o assessor de comunicação Dalmes Binotte; e o diretor da Lieses Nilton Francisco.
Os jurados atribuíram notas de 0 a 10 aos candidatos, avaliados num desfile individual e respondendo a uma pergunta sobre o Carnaval de Vitória. Na contagem final, a maior e a menor nota de cada um foram descartadas. A animação da noite ficou por conta da bateria Furacão da Unidos de Barreiros.
Para o secretário municipal de Cultura, Alcione Pinheiro, a eleição da Família Real é mais uma ação da Prefeitura no sentido de conferir agilidade e tornar todo o processo mais democrático.
“Estamos preparando o Carnaval de 2011 desde março deste ano, sempre dialogando com a comunidade, agindo por meio de editais públicos e também a partir de decisões tomadas pelos membros da Comissão do Carnaval”, reforçou o secretário.

