O estande é divido em cinco ambientes que formam um circuito e tem o objetivo de questionar a origem dos produtos e o impacto da sua produção.
Até este domingo (15), os visitantes da 24ª Feira do Verde poderão conferir o estande temático da Prefeitura de Vitória no evento. Atendendo ao tema geral, que é “Os desafios e soluções para os resíduos sólidos”, o estande propõe explicar e debater, de forma integrada e interativa, os caminhos percorridos por diversos produtos, desde a extração da matéria-prima até a sua reciclagem.
O estande é divido em cinco ambientes que formam um circuito e tem o objetivo de questionar a origem dos produtos e qual o impacto que a sua produção causa no meio ambiente. Na primeira etapa, os monitores apresentam produtos, como uma cadeira de ferro e um carrinho de plástico, que são expostos acompanhados de fotos de suas matérias-primas.
As informações sociais e a reflexão sobre consumo são os temas abordados na segunda etapa, em que são discutidas as embalagens, as necessidades de compra e os costumes das pessoas.
Ligado a isso, na terceira etapa, os visitantes são surpreendidos por um pequeno teatro que explica a melhor maneira de separar e descartar embalagens. Nas duas últimas etapas, o estande expõe o processo de triagem dos produtos, desde a coleta até a sua reciclagem,
Nesta última etapa, os monitores ainda reforçam as diferenças entre reaproveitamento e reciclagem, lembrando que esta última é a transformação do material em um novo produto.
Para o técnico da gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Fernando Fiorotti, o formato do estande contribui para a experiência ser mais rica.
“Acredito que essa visão integral consegue proporcionar ao visitante uma noção geral do todo, do processo completo. Além disso, os momentos são acompanhados de reflexão, o que aumenta a eficiência das explicações. Antes, com os mesmos temas sendo expostos em estandes diferentes, o público corria o risco de ficar disperso, e a absorção do aprendizado ficava prejudicado”, conta.
Já para a estudante da 6ª série da Emef Castelo Branco, Thalia Santana, o aprendizado valeu à pena: “Gostei muito do teatro, aprendi que tem que separar o lixo, não jogar o óleo de cozinha na pia e sempre separar pilhas e baterias para devolver pra loja quando não houver a coleta deles”.