Formação com professores de Educação Física. (ampliar)
Luis Oliveira
Formação com professores de Educação Física. (ampliar)
Ampliar as experiências vivenciadas pelos professores de Educação Física que atuam no ensino fundamental, contribuindo para a busca de novos conhecimentos metodológicos e para o aprimoramento das práticas pedagógicas. Esse é o objetivo de uma formação promovida nesta quinta-feira (29) pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio da Gerência de Formação e Desenvolvimento em Educação (GFDE), com o tema: "Educar para Vitória e as práticas pedagógicas em Educação Física".
As atividades foram realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ceciliano Abel de Almeida, sendo ministradas pela professora Fernanda Franca e pelo professor Eduardo Brunello, que fazem parte da Fundação Gol de Letra, uma instituição que desenvolve projetos que visam a promover a educação integral de crianças, adolescentes e jovens por meio do esporte, cultura e formação para o trabalho, atuante nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Dessa forma, os profissionais demonstraram alguns esportes com as características principais de estimular a aprendizagem de valores éticos, como respeito ao próximo, desenvolvimento humano, autonomia, cidadania e respeito às diferenças. "Viemos para agregar e socializar possibilidades pedagógicas, apresentando todos os esportes cujas variações são possíveis de fazer em qualquer lugar", explicaram os professores.
Alguns exemplos foram vivenciados na prática pelos professores da rede municipal de ensino, como "Ultimate frisbee", Futebol três tempos, "Kim ball", "Spikebol", dentre outras modalidades. Os profissionais que atuam nas escolas avaliaram a formação como uma oportunidade de uma rica troca de experiências, que resultou na abertura de um leque de novas oportunidades para desenvolvimento com as turmas no cotidiano escolar.
"Achei uma vivência muito interessante, porque está abrindo a possibilidade de novas práticas. A parte criativa, a demonstração de materiais diversificados, novos jogos, tudo isso contribui para a atuação pedagógica no dia a dia, pois vão surgindo novas ideias e adaptações através da própria troca de experiências entre os envolvidos", destacou o professor Alex da Silva Cintra, que atua na Emef Alberto de Almeida, em Santo Antônio.
À frente da GFDE, Truman José Vieira afirma que a participação dos profissionais nas formações é de suma importância para dar prosseguimento à contínua ampliação de experiências e práticas pedagógicas.
"É importante destacar que a formação visa à ampliação das experiências vivenciadas pelos profissionais da área, contribuindo para a busca de novos conhecimentos teórico-metodológicos e para o aprimoramento das práticas pedagógicas. Nesse sentido, temos um compromisso com a formação continuada como um direito a ser assegurado a todos os profissionais da educação e destacamos a importância da participação, conforme o Estatuto do Magistério", explicou.
Luis Oliveira
Formação com professores de Educação Física. (ampliar)
Luis Oliveira
Formação com professores de Educação Física. (ampliar)