Durante a capacitação foram apresentadas ações importantes implementadas pela secretaria
Recepcionistas, mensageiros, garçons, gerentes e camareiras de hotéis da capital foram capacitados por técnicos da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), nesta segunda-feira (09), no Best Western Píer Vitória Hotel, na praia de Camburi. As próximas capacitações estão marcadas para os dias 7 e 14 de maio, no Mercure Hotel.
Durante a capacitação, que contou com nove funcionários, foram apresentadas ações importantes implementadas pela secretaria. Entre elas, a utilização do Manual de Atendimento ao Turista por parte dos profissionais da área, o Projeto Visitar, implementado no Centro Histórico, e a importância do Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas que atuam no setor do turismo (Cadastur).
Os técnicos da secretaria mostraram a nova folheteria de divulgação da capital e explicitaram a necessidade do bom atendimento ao turista. Foram ainda apresentados os principais atrativos turísticos de Vitória e a importância do turismo para a economia da cidade.
Carência
Segundo o gerente geral Best Western Píer Vitória Hotel, Alessandro Almeida, a capacitação foi uma forma de suprir uma carência dos funcionários que, na rotina do dia a dia, não conseguem ter acesso a tanta informação. Ele destacou que para recepcionistas e mensageiros a importância é ainda maior, pois o contato com hóspedes é direto e frequente.
Almeida disse ainda que, ao conhecer os projetos implementados na cidade, os funcionários terão, inclusive, argumentos para propagar as informações. “Temos atrativos turísticos belíssimos e bem estruturados e como gestor desejo que os turistas estejam bem informados sobre nossa cidade”, avaliou.
Os próximos hotéis atendidos ainda este ano serão a Rede Accor, Minuano, Radison, Quartier Latin, Canto do Sol, Aruan, Canto do Sol e Four Towers. Em 2011, hotéis da rede Bristol foram os primeiros a receber os técnicos e foram atendidos 50 funcionários.
Troca
Carlos Antolini
A capacitação é ministrada para recepcionistas, mensageiros, garçons, gerentes e camareiras
Segundo a assessora técnica da Secretaria de Turismo de Vitória, Adriana Musso, a capacitação é realizada de acordo com a disponibilidade de horário dos funcionários.
Ela explicou que a intenção é que todos os estabelecimentos hoteleiros de Vitória sejam atendidos e que a receptividade tem sido positiva. “Um importante momento de troca de informação e experiência”, destacou.
Adriana Musso contou ainda que a entrega do Manual de Atendimento ao Turista, produzido especialmente para quem trabalha na área e com termos em inglês, também sempre é bem recebida, pois o pequeno guia de bolso que facilita o trabalho no dia a dia.
Segundo o secretário municipal de Turismo, Antonio Bispo, o principal objetivo da capacitação é a aproximação entre os estabelecimentos e a Prefeitura. E, ainda, apresentar as ações implementadas pelo município que servem diretamente aos turistas e à mão de obra na área. “Deve ser um trabalho contínuo”, frisou o gestor.