De janeiro a julho deste ano, a Guarda Civil Municipal de Vitória realizou 92 ações de conscientização e prevenção em escolas da capital, alcançando diretamente cerca de 20 mil estudantes da rede de ensino. As atividades, desenvolvidas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, abordam temas fundamentais para a formação de crianças e adolescentes.
Entre os assuntos trabalhados estão o enfrentamento ao bullying, regras de trânsito, prevenção ao abuso sexual e valorização da autoestima. As palestras e dinâmicas são adaptadas conforme a faixa etária dos alunos, garantindo linguagem acessível e conexão com o cotidiano escolar. Recursos como livros, bonecos e a transitolândia (tapete de jogos com lições de trânsito) também são utilizados para facilitar o aprendizado.
"Essas interações têm como objetivo trabalhar a Segurança Pública por meio da prevenção primária, de forma lúdica, além de contribuir para a formação de cidadãos que compreendam seus direitos e responsabilidades desde cedo", destaca o inspetor Ferreira, da Guarda Escolar.
Foto Divulgação
Foto Divulgação
As demandas chegam por meio dos gestores escolares que, ao identificarem situações específicas entre os estudantes, acionam a equipe da Guarda Escolar, setor responsável por essas medidas.
A secretária de Educação, Juliana Rohsner, ressalta os frutos positivos da parceria: "O trabalho desenvolvido nas escolas, por meio de ações de prevenção e conscientização, tem impacto direto na formação de nossas crianças e estudantes. Essas iniciativas fortalecem o vínculo da comunidade escolar com a Guarda de Vitória e reforçam a construção de uma cultura de paz, respeito e diálogo".
A iniciativa também reforça o papel da instituição na prevenção, educação e fortalecimento de vínculos com a comunidade escolar, como explica a responsável pela Gerência de Formação e Atenção Psicossocial (Gfap), Annelise Alves: "As crianças e adolescentes passam a compreender seus direitos, os limites da convivência e a importância de atitudes de respeito e solidariedade".