Inovação em Emef de Jesus de Nazareth é reconhecida pelo Ministério da Educação
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Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Maxuel Rodrigues
Yuri Barichivich
Emef Edna de Mattos Siqueira Gaudio foi reconhecida por conta de nova metodologia aplicada junto aos alunos
Yuri Barichivich
Trabalho interdisciplinar melhorou o convívio e os vínculos entre os alunos
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Edna de Mattos Siqueira Gaudio, em Jesus de Nazareth, foi uma das 178 escolas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) como exemplo de inovação e criatividade na educação básica.
A Emef desenvolveu um plano de ação que visa abandonar a avaliação por notas, substituir as séries por ciclos, desenvolver um trabalho interdisciplinar e diversificar as atividades pedagógicas para que os alunos não tenham apenas aulas expositivas. O trabalho, realizado nos últimos três anos, tem melhorado os vínculos pessoais dentro do ambiente escolar e aproximado a escola da comunidade.
"A grande dificuldade com os pais era fazê-los entender que não tinha nota. Eles me perguntavam como que os alunos seriam avaliados sem ter nota. Nós estivemos em constante conversa com os pais para que eles entendessem cada vez mais o nosso objetivo, que é fazer com que os filhos aprendam de fato. O índice de reprovação, de violência e de brigas na escola diminuiu muito. Eu acredito na escola pública, e nós temos que fazer essa diferença", explicou a diretora da Emef, Maria Aparecida Salzani.
Ela completou: "Hoje, temos uma relação muito próxima com a comunidade. A mesma está inserida em uma complexa situação de violência e várias violações de direitos das nossas crianças e adolescentes, e, após trabalharmos por anos a mediação de conflitos, temos um bom diálogo entre a escola e a comunidade local".
Ciclos
Em vez de séries, os alunos são divididos por ciclos:
1º ao 3º ano: Ciclo 1
4º e 5º ano: Ciclo 2
6º e 7º ano: Ciclo 3
8º e 9º ano: Ciclo 4
Além de não serem divididos por séries, os alunos não têm uma matéria definida e se reúnem em grupos para estudar várias disciplinas ao mesmo tempo, tendo os professores como orientadores dos ciclos.
"Antes, o professor era só transmissor de conhecimento e, agora, nós aprendemos com os alunos por que entramos em contato com outras disciplinas", contou a professora Maria Ceolin.
Edital do Ministério da Educação
O Ministério da Educação abriu um edital no intuito de conhecer e identificar iniciativas inovadoras para saber em que medida elas poderiam apontar caminhos na melhoria da qualidade da educação brasileira. A avaliação das instituições, feita por grupos de trabalho regionais, levou em conta cinco dimensões, avaliadas de acordo com os critérios de inovação definidos: gestão, currículo, ambiente, método e articulação com outros agentes.
Os profissionais da unidade de ensino passaram a repensar e refletir sobre suas práticas pedagógicas. Dessa forma, foi proposto um processo de mudanças curriculares e metodológicas que implicavam na reorganização dos espaços escolares na perspetivava dos ciclos de aprendizagem escolares em todos os anos do ensino fundamental.