Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Inscrições abertas para seminário on-line sobre o manguezal

Publicada em | Atualizada em

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


  • Educação de qualidade
  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Parcerias e meios de implementação

Divulgação Semmam
Seminário manguezal
Público-alvo do evento, que acontece no sábado, são os professores da rede de ensino de Vitória e os alunos do Ifes/Campus Vitória (ampliar)

Por conta do Dia Mundial e Municipal do Manguezal, celebrado neste último domingo (26), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) vai realizar, no sábado (1º), o seminário virtual "Dialogando sobre o Dia Mundial do Manguezal", em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

O público-alvo são os professores da rede de ensino de Vitória e os alunos do Ifes/Campus Vitória. O evento será realizado pela plataforma RPN e terá inscrições limitadas.

A gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha, acredita no sucesso do evento, assim como foi o evento "Compartilhando Saberes", que contou com 1,3 mil inscritos, em junho. 

"Com o aprendizado do seminário on-line sobre Educação Ambiental, em junho, temos certeza que esse será ainda melhor. Estamos propondo um debate de conhecimentos científicos e também práticos com nomes importantes na área de Manguezal, o que, sem dúvida, agradará aos professores e alunos", destacou o coordenador do Núcleo de Educação Ambiental do Ifes, professor Fabiano Bianucci.

"Estamos trabalhando com várias frentes, como campanhas educativas, conversas on-line e 'Desafios do Conhecimento', divulgadas nas redes oficiais da Prefeitura de Vitória, para que possamos alcançar um maior número de pessoas. Esses conhecimentos podem ser replicados para as escolas da rede municipal, para os alunos do Ifes e para os participantes do seminário", disse a coordenadora de Eventos da Semmam, Jacirlane Carvalho.

Compartilhamento do saber

O secretário de Meio Ambiente, Ademir Barbosa Filho, conta que essa experiência de eventos on-line em parceria com o Ifes tem sido muito exitosa para o compartilhamento do saber.

"Vitória possui uma área territorial de, aproximadamente, 96,54 km2 e, desse total ,cerca de 12 km2 são compostos por áreas de manguezal. Essas áreas abrigam uma rica diversidade ecológica, social e cultural, que o município vem preservando ao longo dos anos por meio de inúmeras ações socioambientais, dentre as quais vários projetos e ações de Educação Ambiental".

Programação 

8h – Saudações e acolhida

8h30 - "Reflexões sobre Manguezal: importância, impactos e conservação"
Palestrante: Dra. Yara Schaeffer Novelli que é Bacharel e Licenciada em História Natural pela Universidade do Brasil. Mestre em. Oceanografia Biológica pela Universidade de São Paulo. Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professora Sênior da Universidade de São Paulo
Coordenadora do Laboratório de Bioecologia de Manguezais (BIOMA) do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo

O mediador será Fabiano Biancucci Apolinário com Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFES (1987), Mestre em Ciências Biológicas - Área de Entomologia, pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/INPA (1993), Doutor em Ciências Biológicas - Área de Entomologia, pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/INPA (2000). Atualmente, é professor do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental e coordenador do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Ifes/Campus Vitória.

9h30 - 11h30 - Roda de Conversa “Práticas e vivências educativas em Manguezais”
- Instituto Caranguejo de Educação Ambiental (Santa Catarina) Chicolam. Professor do curso de Design de Animação da Univille.Formado em Desenho Industrial pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Mestre em Educação pela Univali. Fundador da OSCIP Instituto Caranguejo de Educação Ambiental. Criador das personagens de histórias em quadrinhos e de animação “Menino Caranguejo” e a “Turma do Mangue”.

- Instituto Bioma Brasil (Pernambuco) com Clemente Coelho Júnior. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Oceanografia Biológica pela Universidade de São Paulo. Doutor em Oceanografia Biológica pela Universidade de São Paulo. Professor Adjunto do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco.

- Instituto Bioma Brasil (Pernambuco) com Renato de Almeida. Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Licenciado em Biologia pela Ufes. Mestre em Ciências (Oceanografia Biológica) pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Doutor em Ciências (Oceanografia Biológica) pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Coordenador do LEEMAR (Laboratório de Estudos em Educação e Meio Ambiente do Recôncavo) e integrante da equipe do LIS (Laboratório de Intervenção Socioambiental).

- “Projeto Mangueando na Educação” (Gerencia de Educação Ambiental – Secretaria de Meio Ambiente - Vitória/ES) com Juliana Conde. Bióloga e Zootecnista. Mestre em Educação em Ciências Educadora Ambiental Semmam.

11h30 - 12h - “Exibição de Vídeos”