Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Jovens de 20 a 29 anos começam a ser vacinados contra a nova gripe

Publicada em | Atualizada em

Por Luana Amorim, com edição de Deyvison Longui


Kadidja Fernandes
Vacinação contra a febre amarela
Em Vitória, já foram vacinadas 12 mil pessoas, entre profissionais de saúde, gestantes, doentes crônicos e crianças menores de dois anos

A partir desta segunda-feira (05), jovens entre 20 e 29 anos começam a ser vacinados contra a nova gripe, a H1N1. Este é o terceiro grupo a ser imunizado. A vacinação ocorrerá das 8h às 17h em uma das 28 unidades de saúde da capital. Para a imunização, basta o jovem levar um documento de identificação.

Em Vitória, já foram vacinadas 12 mil pessoas, entre profissionais de saúde, gestantes, doentes crônicos e crianças menores de dois anos. A meta é 150 mil moradores, sendo que o maior grupo são os jovens entre 20 e 29 anos e adultos entre 30 e 39 anos.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Reblin, as unidades estão preparadas para vacinar. "As unidades de saúde já estão prontas e as vacinas disponíveis. A população não precisa correr, pois vamos vacinar toda a população preconizada pelo Ministério da Saúde", afirmou.

Reblin ainda complementa: "A população deve ser vacinada. A vacina é a única forma de prevenção da doença. Em Vitória, não registramos nenhum efeito colateral grave. É normal dor local e, em alguns casos, outros sintomas, como dor de cabeça. A gripe A é uma doença grave e devemos tomar todas as medidas preventivas", explicou o secretário.

O secretário ressalta que crianças menores de dois anos, gestantes e doentes crônicos que ainda não se vacinaram podem procurar as unidades de saúde do município, mesmo fora do calendário de vacinação nacional. Novamente, basta levar documento de identificação e, no caso de grávidas, o cartão da gestante.

O próximo grupo a receber a vacina será o de adultos com idades entre 30 a 39 anos, a partir do dia 24 de abril. Já os moradores acima de 60 anos com doenças crônicas receberão duas vacinas, ou seja, também serão vacinados contra a gripe H1N1 e a gripe sazonal.

Veja perguntas e resposas sobre a vacinação da nova gripe, a H1N1

Matéria relacionada:

Prorrogada a vacinação para gestantes, crianças e doentes crônicos contra a H1N1