Lei Rubem Braga: livro traz bairro fictício de Vitória para tratar de amor
Publicada em
Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi
Imagem divulgação
Livro "A Última Noite" contou com o patrocínio da Lei Rubem Braga
Histórias de amor em uma cidade que existe, no caso Vitória, mas em um bairro fictício, Assunção de Nossa Senhora, localizado entre a ponte da Passagem e a Ilha das Caieiras. Esses são os elementos iniciais de "A Última Noite", livro do escritor Pedro J. Nunes, que será lançado nesta quinta-feira (7), às 19 horas, na Biblioteca Pública do Espírito Santo.
Para o escritor, ambientar as histórias em um bairro imaginário vem da ideia de que os locais, mesmo sendo reais, são ficcionais. "Se eu tomo algum local de Vitória e o coloco num conto, o local vira ficção. As personagens de 'A Última Noite" trafegam por algumas ruas dessa Vitória ficcional assim como vivem num bairro fictício. É aí que vivem essas pessoas, as suas histórias de amor e seus desdobramentos".
Falar de amor vem de uma escolha pessoal e da oportunidade de dialogar com o leitor. "Gosto de histórias de amor. De uma forma ou de outra, elas estão em tudo. Creio que o amor e suas consequências são as coisas que mais nos agradam. Passamos a nossa vida perseguindo a forma ideal de amar, seja o amor fraterno, o amor carnal, o amor ideológico, tudo que o amor puder que evite o sofrimento".
Leitura e influências
Influenciado por um universo de autores, de Graciliano Ramos aos irmãos Grimm, de Juan Carlos Onetti a Bíblia, Pedro J. Nunes acredita que a leitura define sua escrita. "Quanto mais lemos, mais escrevemos. Porque quando lemos estamos também reescrevendo o livro de nossos autores favoritos. Todo livro tem um coautor, ou vários. Li e leio muito. Por isso são muitas as influências que sofri".
"A Última Noite" é o sétimo livro do autor e o segundo de contos. Ele espera que o público se aproprie dessas novas histórias. "Não escrevo para mim, não escrevo de costas para os leitores. Meu objetivo é ser lido, oferecendo, tanto quanto possível, algo de boa qualidade".
Lei Rubem Braga
O livro "A Última Noite" conta com o patrocínio da Lei Rubem Braga, instrumento de política cultural criado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) com o objetivo de incentivar a produção cultural em Vitória.
"O patrocínio da Lei Rubem Braga é muito importante para a cultura local. Não seria possível publicar tanto não fosse ela. Ninguém vive de literatura no Espírito Santo, e esse ideal pode demorar muito a ser alcançado. Por meio do patrocínio da Lei Rubem Braga, é possível fazer chegar ao leitor a produção local, que de outra forma seria difícil".
Serviço
Lançamento do livro “A Última Noite”
Quando: quinta-feira (7), às 19h
Onde: Biblioteca Pública do Espírito Santo - rua João Batista Parra, 165, Praia do Suá