Imprensa
Mar da Música: Mangue Seco recebe shows de MPB na quinta-feira
Publicada em | Atualizada em
Por Ricardo Aiolfi, com edição de Josué de Oliveira

A orla de Mangue Seco, em Vitória, vai receber nesta quinta-feira (30) os shows do projeto Mar da Música. São dois shows de música brasileira de alta qualidade a partir das 19 horas. Sobem ao palco Fernando Balarini e Beto Pinheiro. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre.
Quem abre a noite é o artista Fernando Balarini. Com inspirações que vão desde a MPB clássica como Caetano Veloso e Gilberto Gil até a MPB contemporânea como Céu e Criolo, Balarini vai apresentar um repertório com músicas autorais novas e antigas, além de clássicos da MPB e de artistas capixabas.
O músico ainda traz referências de ritmos como o pop, o soul, o baião e a música espanhola e seus desdobramentos dentro do Brasil, como o bolero, a lambada, o arrocha, entre outros.
“O nome do projeto é Retomada, que também é título de uma das músicas que está nesse show. Esse nome remete ao reinício das minhas atividades nos palcos, com novas músicas e nova linguagem. Há um tempo venho querendo apresentar minhas novas composições e versões de músicas populares já conhecidas. O recomeço é agora, nesse show no Mar da Música”, conta o artista.
Logo em seguida, é a vez do cantor Beto Pinheiro subir ao palco do Mar da Música para apresentar o projeto Brasilidades. Com influência de intérpretes como Cássia Eller, Ney Matogrosso, Milton Nascimento e Ella Fitzgerald, Beto Pinheiro fará interpretações e releituras de grandes clássicos da MPB, utilizando a voz e o violão.
A paixão pela música surgiu em Beto por influência do pai, Adelmo Pinheiro, que era músico e comerciante de discos de vinil. “Farei uma apresentação voz e violão. O Mar da Música é uma oportunidade de apresentar meu trabalho para um novo público”, explica Beto.
Às 21 horas, o show Duo Latino-Americano, de Daniel Santos e Martin Paz, vai trazer um misto de regionalidades do Brasil com o país vizinho, Argentina. A proposta de música latina mistura voz, violão e violino.
Essa mistura se reflete diretamente nas cores e texturas das músicas, moldando os regionalismos da cultura brasileira e argentina. “A expressividade do violino conversa diretamente com o violão brasileiro, o que nos leva à busca de um som único, característico e expressivo através das verdades nas quais acreditamos”, conta a dupla.
Mar da Música
O Mar da Música é uma política pública que visa a movimentar o verão da Capital, trazendo artistas locais selecionados por edital para mostrarem seu trabalho para o público. Cada show tem duração de 50 minutos. Além de levar música de qualidade à população, o projeto abre espaço para que novos talentos se firmem no cenário musical.
Este ano, foram 32 artistas selecionados por edital para mostrar seu trabalho para o público. Além disso, todas as apresentações contam com um intérprete de libras, uma política pública voltada a inclusão das pessoas com deficiência auditiva. Nesta semana, os shows ocorrem de quinta (30) a domingo (2).
Programação
30 de janeiro (quinta-feira)
Orla de Mangue Seco
19h – Fernando Balarini (Retomada)
20h – Beto Pinheiro (Brasilidades)
21h – Daniel Santos (Show Duo Latino-Americano)
31 de janeiro (sexta-feira)
Projeto Baleia Jubarte – Praça do Papa – Enseada do Suá
18h – Gabriel Cabelo e Lucas Zana (Vem Comigo)
19h – Luri
20h – Pura Vida
21h – Adriano Faquini (Meus Blues)
1º de fevereiro (sábado)
Praia de Camburi (Primeiro bolsão da Praia de Camburi, entre o quiosque 1 e o Pier de Iemanjá)
18h – Thaysa Pizzolato (Rita Lee: Aqui, ali, em qualquer lugar)
19h – Bernardo John (Por aqui)
20h – Nano Vianna
21h – Anderson Ventura (De Repente)
22h – Mr. Dedus (Nas ondas do Reggae)
2º de fevereiro (domingo)
Praia de Camburi (Ao lado do Serviço de Orientação ao Exercício – Jardim Camburi)
17h – Carlos Papel (Centro da Memória)
18h – DJ Leo Ayres (Ayro House)
19h – Douglas Lopes (Livre pra viver)
20h – Henrique Mattiuzzi (Alforge de Composições)
21h – Duo Dora Dalvi e Potiguara Menezes (Forró no pé do ouvido)