Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Melhores bares e restaurantes recebem Selo de Qualidade Turística

Publicada em | Atualizada em

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Andrew Vasconcellos
Bares e restaurantes recebem Selo de Qualidade
Solenidade de entrega do Selo de Qualidade Turística Recomendada 2013 movimentou o cerimonial Oásis
Elizabeth Nader
Moqueca capixaba
Estabelecimentos comprometidos em oferecer bons serviços e bons pratos, como a moqueca capixaba, ganharam o Selo de Qualidade

Proprietários de bares e restaurantes de Vitória receberam, na noite desta quarta-feira (28), o Selo de Qualidade Turística Recomendada, durante a Sabores 2012 – 12º Salão Técnico e de Negócios em Gastronomia do Espírito Santo, no Oásis, em Santa Lúcia.

Neste ano, foram entregues 72 premiações em quatro categorias, sendo 33 "A La Carte", 25 "Self-Service", sete "Bar/Barzinho" e sete "Diversos". No total, foram 81 inscritos na Secretaria Municipal de Turismo (Semtur). Os comerciantes buscaram ser contemplados por atender às exigências dos avaliadores e receberam a placa de identificação diante de um auditório lotado.

Os representantes ganharam também dos técnicos da secretaria Manuais de Atendimento ao Turista produzidos pela Prefeitura e que servem diretamente aos profissionais da área que atuam nos estabelecimentos.

O Selo de Qualidade é um mecanismo de premiação que dá credibilidade a estabelecimentos comprometidos em oferecer bons serviços. Ele orienta turistas e os próprios moradores sobre a qualidade dos produtos oferecidos. A participação foi facultativa e gratuita.

Os estabelecimentos premiados com o Selo de Qualidade Turística empregam 496 garçons, 563 pessoas que trabalham em diversas funções em cozinha, além de 340 funcionários em outros setores. São três mil mesas e dez mil cadeiras oferecidas nos 72 estabelecimentos.

Pelo resultado do levantamento, em 95% dos estabelecimentos vistoriados, o atendimento foi cordial e atencioso, superando anos anteriores. Em média, 69% apresentaram boas condições de acessibilidade aos locais, circulação e sanitários com adequações.

De acordo com o vice-prefeito de Vitória, Tião Barbosa, bares e restaurantes são setores importantes para a economia local e fundamentais ao turismo. "São milhares de empregos diretos e indiretos. Mão de obra treinada para servir com qualidade em estabelecimentos que zelam por atender moradores e turistas de acordo com a expectativa desses clientes", destacou.

Aprimoramento

Segundo o presidente do Sindicato de Bares e Restaurantes do Espírito Santo (Sindbares), Wilson Vettorazzo Calil, o Selo serve como uma chancela e, naturalmente, motiva bares e restaurantes a primar pelo seu negócio. "A expectativa é que a cada ano mais comerciantes se inscrevam, inclusive como forma de se aprimorarem constantemente em busca do melhor atendimento", destacou.

Foram utilizados, na avaliação, critérios como aspectos legais e construtivos, equipamentos e instalações, utensílios, serviços e atendimento ao turista. Os restaurantes obtiveram a pontuação mínima e demonstraram compromisso com a qualidade do atendimento. Informações como inscrição municipal, quantidade de mesas e cadeiras, número de garçons e cozinheiros, ano da inauguração e qualidade do site, entre outros, também foram avaliadas.

A concessão do Selo é feita por meio das secretarias municipais de Turismo (Semtur), de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) e da Saúde (Semus) e cumpre três etapas distintas e complementares. Foram feitas a análise documental, a inspeção sanitária e, na etapa final, a verificação da qualidade.

Estabelecimentos contemplados

A La Carte

Self-Service

Diversos

Bar/Barzinho