Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Meninas de 9 a 13 anos de escolas públicas e privadas recebem vacina contra HPV

Publicada em | Atualizada em

Por Maria Angela Siqueira, com edição de SEGOV/SUB-COM


Carlos Antolini
Vacinação

Escolas da rede pública e privada de Vitória já estão agendando a aplicação da primeira dose da vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) para meninas de 9 a 13 anos de idade. A vacinação nas escolas acontecerá durante todo o mês de abril e os responsáveis pelas alunas deverão autorizar que elas sejam imunizadas contra o vírus, que provoca o câncer do colo do útero.

Nesta semana, entre as escolas que estão agendando a vacinação estão UP da Praia do Canto e UP de Jardim da Penha, na quinta-feira (14); e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Moacir Ávidos, Castelo Branco, Zilda Andrade, Neusa Nunes e Álvaro de Castro Mattos.

A meta é vacinar, no mínimo, 80% da população alvo. Somente na rede pública municipal, a estimativa é aplicar a vacina em 7.100 meninas. É importante ressaltar que a vacina está disponível nas unidades de saúde do município durante todo o ano, basta os pais, mães ou responsáveis pelas adolescentes nesta faixa etária levá-las para serem imunizadas.

“A vacinação para o HPV nas escolas públicas e privadas é uma estratégia da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória para melhorar a cobertura de vacinação que previne contra o câncer de colo de útero”, explica a referência técnica em imunização da Semus, Rubia Bonella.

Segundo ela, cada unidade de saúde é responsável pela estratégia de agendamento com as escolas de seu território.

Estratégia

Em 2015, foram ministradas a primeira e segunda doses da vacina em meninas de 10 a 13 anos de idade. Este ano, a faixa etária foi ampliada, contemplando a partir de 9 anos e mantendo o limite até 13 anos.

Segundo Rubia, Bonella, o câncer de colo de útero é atualmente a segunda principal causa de morte por neoplasias, seguido pelo câncer de mama, entre mulheres no Brasil. Além disso, registra alta mortalidade e faz por ano 5.430 vítimas fatais.

“A vacinação, com o objetivo de reforçar as atuais ações de prevenção do câncer do colo do útero, possibilitará, nas próximas décadas, prevenir essa doença”, observa.

Prevenção

Para a prevenção do câncer de colo de útero, a vacina contra o HPV na adolescência é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar. A realização do exame preventivo na faixa etária entre 25 a 64 anos, o Papanicolau, anualmente e o uso do preservativo nas relações sexuais são orientações para prevenção da doença.

Rubia Bonella ressalta que a aplicação da vacina e os cuidados indicados refletirão na redução da incidência e da mortalidade do câncer do colo do útero. “O impacto, em termos de saúde coletiva, se dá pelo alcance de alta cobertura vacinal, gerando imunidade coletiva, ou seja, reduzirá a transmissão mesmo entre as pessoas não vacinadas”, conclui.

Cronograma

US Jardim da Penha

UP Jardim da Penha, quinta-feira (14), de manhã, às 7h30, e à tarde, 13h 
Emef Álvaro de Castro Mattos, sexta-feira (15)

US Santa Luzia

UP Praia do Canto, quinta-feira (14)
Ilha Novo Mundo, dia 20
Primeiro Mundo, dias 25 e 26
Leonardo da Vinci, dias 27 e 28
Crescer PHD, dia 02 de maio
Sagrado Coração de Maria, 09 e 10 de maio

US Nova Palestina

Emef
Neusa Nunes, em Nova Palestina, sexta-feira (15), das 8 às 11h e das 14 as 17

US Ilha do Príncipe

Emef Moacir Ávidos, dias 12 e 13
Emef Castelo Branco, dia 14

US Bairro da Penha

Emef Zilda Andrade, dias 13 e 14