Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Moradia digna e acessível aos pobres é proposta da Conferência da Cidade

Publicada em

Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi


André Luiz Silva Sobral
Conferência Municipal de Vitória
Construção de habitações populares está sendo debatida pelos palestrantes no auditório do Hotel Sheraton durante a Conferência da Cidade
André Luiz Silva Sobral
Conferência Municipal de Vitória
O presidente da Federação Nacional dos Arquitetos, Fernando Salazar (ao centro), disse que o direito à moradia está relacionado à cidadania

Unidades verticalizadas planejadas para atender a população de baixa renda com regras justas de seleção. Esse foi um dos temas discutidos na 5ª Conferência da Cidade de Vitória na manhã desta terça-feira (28), no Hotel Sheraton, na Praia do Canto. O direito à moradia digna está relacionado à cidadania, segundo o presidente da Federação Nacional dos Arquitetos, Fernando Salazar.

Ele falou da prestação de serviço de assistência técnica para a construção de habitações populares seguras e que promovam mais qualidade de vida aos cidadãos.

"Isso é uma ação indenizatória do Estado pela omissão com os pobres. Cerca de 40% dos municípios não têm um arquiteto, segundo dados de um censo. Quando falamos em ocupação urbana, temos que pensar em planejamento territorial. Também precisamos envolver as universidades e faculdades no debate, uma vez que os profissionais são formados para atuar com a elite e em grandes projetos. No entanto, a arquitetura tem que ter olhar para a realidade brasileira", afirma.

O secretário municipal de Habitação, Sérgio Sá, ressaltou que é possível a realização de projetos de unidades verticalizadas com tamanho que atenda à necessidade das famílias. "É um desafio ter moradias dignas com produção em escala e regras justas de seleção para atender a população de baixa renda. Também precisamos avançar na urbanização de favelas com a promoção de infraestrutura", disse.

A Conferência da Cidade de Vitória começou nesta última segunda-feira (27). Na parte da tarde desta terça-feira (28), acontecerá, a partir das 14 horas, a palestra do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Florianópolis (SC), Dalmo Vieira Filho. Ele vai explanar sobre questões metropolitanas e paisagem. Após o debate, será realizada a eleição dos delegados municipais, que levarão as propostas dos moradores para as Conferências Estadual e Nacional.