Publicada em 27/11/2017, às 18h57 | Atualizada em 28/11/2017, às 14h50
Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi
Muro da praça do Cauê ganha nova vida com painel de grafite

Quem passa pela pracinha do Cauê vê que ela ficou mais colorida e ainda mais humanizada. Isso porque o muro do local ganhou um painel de grafite, cuja intervenção artística teve início no último sábado (24) pelas mãos dos grafiteiros Liam Bononi e Starley Bonfim.
A ação tem o apoio do projeto "A Arte é Nossa", da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), cujo objetivo é humanizar os espaços públicos através de intervenções artístico-urbanas. A atividade faz parte do "Diário de Arte", que consiste na grafitagem de um muro por um artista local.
Conexões
O trabalho tem parceria com o projeto Conexões, da Organização Médicos Sem Fronteiras, que cede os materiais. Nele, os artistas devem desenvolver temas que envolvem questões humanitárias.
O "Conexões" busca trabalhar com vários públicos a partir de intervenções artísticas, como grafite, exposição e filmes, de forma que a população local possa se conectar com o trabalho humanitário que a organização realiza em cerca de 70 países.
A cada ano, o projeto é levado para algumas cidades brasileiras e, em 2017, Vitória foi uma das escolhidas. Para sua realização, a Organização Médicos Sem Fronteiras entrou em contato com a Semc para que, a partir de um parceria, fosse possível realizar as ações na capital.
Revitalização
A revitalização da praça do Cauê, em Santa Helena, está nas últimas semanas. A primeira ação foi a demolição dos muros que cercavam a praça e a retirada dos gradis. Entre outras melhorias, o espaço vai ganhar caminhos para ampliar a circulação de pedestres, rampas de acessibilidade e novo paisagismo.
A Prefeitura de Vitória desenvolveu um projeto para tornar o espaço mais humano e acolhedor para os moradores. Ele contempla a manutenção das quadras de tênis e poliesportivas cercadas, ajustes nos jardins, além da disposição de espaços de caminhadas.