Novos controladores de semáforos melhoram onda verde e fluidez no trânsito
Publicada em | Atualizada em
Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi
Melhorar o sincronismo nos sinais da cidade, possibilitando maior tempo de onda verde nos semáforos, e dar mais fluidez aos corredores viários de Vitória. Isso já está sendo colocado em prática com os novos e modernos controladores de sinais que estão sendo instalados nas vias.
Esses equipamentos são pequenos computadores que controlam o tempo dos semáforos nos cruzamentos. A avenida Dante Micheline foi a primeira via a receber os equipamentos, cuja eficiência já pode ser percebida em outros locais.
Elizabeth Nader
Novos controladores já foram instalados na avenida Dante Micheline
Diego Alves
Cruzamentos da capital contam com controladores para dar fluidez ao trânsito
Cada cruzamento semaforizado na cidade possui um controlador, que recebe informações da Central Semafórica da Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) que geram o ordenamento do trânsito em cada interseção. Os novos equipamentos são modernos e por fibra ótica estarão ligados à rede de dados do município, e não mais às operadoras de telefonia.
"Com isso, melhoraremos o tempo de envio de dados da Central Semafórica e resposta do semáforo. O ganho de tempo nessa comunicação, sem contar a facilidade e rapidez para fazer a reprogramação do semáforo, vai se refletir diretamente na vida do motorista, porque vai melhorar o sincronismo entre sinais e a fluidez nas vias, principalmente em casos de retenções pontuais", afirmou o secretário da Setran, Max da Mata.
Vitória possui, atualmente, cerca de 215 cruzamentos. O município tem cerca de 150 controladores instalados nesses locais. Cerca de 30% deles já receberam os novos equipamentos. O objetivo é substituir gradativamente os antigos para o modelo mais moderno.