Com a colaboração de Giovana Rebuli Santos e Célia Marques
Carlos Antolini
A faixa exclusiva foi criada em outubro de 2010 para garantir uma economia de, no mínimo, dois minutos nas viagens com transportes públicos
Nos três dias da fiscalização intensificada na faixa exclusiva para ônibus de Vitória, foram feitas 191 notificações por uso indevido da via e conversão proibida à esquerda para a Reta da Penha.
A medida visa reduzir o número de infrações no local e foi realizada, entre esta terça (26) e quinta-feira (28), pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu).
A faixa exclusiva foi criada em outubro de 2010 para garantir uma economia de, no mínimo, dois minutos nas viagens com transportes públicos, beneficiando centenas de pessoas que utilizam diariamente as linhas do transporte coletivo urbano.
O motorista que insistir em trafegar na via exclusiva para ônibus pode perder cinco pontos na carteira e receber uma notificação, de acordo com o artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro, que considera a infração grave.
Caso ele ainda faça a conversão indevida para a Reta da Penha, infringindo o artigo 207 do mesmo Código, os pontos e o valor da notificação dobram e o condutor perde 10 pontos na carteira de habilitação.