Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Ordem de serviço para 3ª etapa da Fernando Ferrari será assinada neste sábado

Publicada em | Atualizada em

Por Danielly Campos, com edição de Deyvison Longui


Elizabeth Nader
Avenida Fernando Ferrari, parte onde haverá obras de duplicação
A obra deve durar 1 ano e, depois de pronta, a avenida terá três faixas por sentido, além de baia de ônibus, calçadas cidadãs e nova iluminação

O prefeito João Coser e o governador Renato Casagrande assinam, às 8h30 deste sábado (30), a ordem de serviço para as obras de ampliação da avenida Fernando Ferrari, importante via do sistema urbano do Norte da cidade.

A previsão é que a empresa contratada para fazer o serviço monte o canteiro de obras em um mês e inicie a intervenção do trecho entre a antiga Colchoaria Paris e a praça de Goiabeiras em maio. A obra deve durar cerca de um ano e, depois de pronta, a avenida terá três faixas por sentido, além de baia de ônibus, calçadas cidadãs e nova iluminação.

Nesse período, não haverá interrupção total da avenida, ou seja, ela irá operar com duas faixas por sentido, que é a condição atual da Fernando Ferrari. A obra é uma parceria da Prefeitura de Vitória e do Governo do Estado.

Segundo o prefeito João Coser, a avenida Fernando Ferrari é o principal corredor de acesso a Vitória pelo lado Norte. "A conclusão das obras de ampliação vai trazer melhorias significativas no trânsito, conferindo mais fluidez".

O município desapropriou imóveis na região para que a ampliação física da via pudesse ser realizada. Além disso, desenvolveu o Relatório de Impacto Urbano e o plano de desvio de tráfego durante as obras.

Além disso, a Prefeitura realizou acordos com as concessionárias de serviços públicos para remanejamento das redes e com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), para cessão de uma área de 25 mil metros quadrados. O Estado entra com a obra no trecho que compreende cerca de 800 metros.

Confira o que será feito no último trecho da Fernando Ferrari:

- Construção de quatro baias de ônibus com pavimentação em concreto com 106 metros de extensão;
- Fechamento da rua Jerônimo Vervloet (rua lateral a praça de Goiabeiras);
- Abertura do canteiro central em frente à rua Armando Ferreira de Oliveira e a rua José Alves, permitindo saída do bairro Goiabeiras Velha no sentido aeroporto;
- Calçadas de 3 metros de largura;
- Fechamento de rua para criação de uma área de manobra na rua Gerlu Vevlolet.

Números de fluxo no trecho:

- Sentido Vitória-Serra: 3022 veículos na hora-pico da manhã
- Sentido Serra-Vitória: 2.266 veículos na hora-pico da manhã
- Média de velocidade atual: 9 km/h
- Média de velocidade após a ampliação: 27 km/h