Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Orla de Nova Palestina vai ganhar 27 árvores nesta quinta-feira

Publicada em

Por Janete Carvalho, com edição de Edlamara Conti


Elizabeth Nader
Vista da Orla de Nova Palestina
Com o apoio dos moradores, serão plantadas árvores de, em média, 3 metros de altura, das espécies ipê amarelo, ipê rosa e castanheiras mullulo.

A orla de Nova Palestina vai ficar ainda mais bonita com árvores de 3 metros de altura, a partir desta quinta-feira (22). A Prefeitura de Vitória vai fazer o plantio de 27 unidades das espéceis de ipê amarelo, ipê rosa e castanheiras mullulo.

A ação - que envolve as secretarias de Serviços (Semse) e Meio Ambiente (Semmam) -, vai começar às 8h e vai marcar a passagem do Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro. As atividades contam ainda com apoio dos moradores, que vão conhecer melhor a importância da arborização numa cidade como Vitória.

A presidente do Movimento Comunitário de Nova Palestina, Lucinéia dos Santos Martins, está à frente da organização dos moradores que vão participar do trabalho de educação ambiental. Segundo ela, é importante contar com o interesse deles a fim de obter um resultado satisfatório que possa refletir na preservação ambiental.

"Vamos fazer todos juntos o replantio de espécies que vão crescer, dar sombra e deixar a paisagem mais bonita", comentou ela. Na realidade, a Prefeitura já havia feito o plantio na primeira etapa de urbanização da orla em 2010. No entanto, devido aos cuidados inadequados, as plantas morreram. Agora, haverá o replantio, contou a presidente.

Ela desenvolve um trabalho de conscientização ambiental para combater o acúmulo de lixo no bairro desde 2003. Néia, como é conhecida, criou o Projeto Ruas Limpas e, com apoio de um grupo de adolescentes de 14 anos, foi de casa em casa para falar sobre a importância de manter as ruas sem lixo. "O resultado desse trabalho foi a identificação de 300 moradias que receberam o selo de morador consciente como reconhecimento", destacou.

Segundo o secretário de Serviços, Romário de Castro, o objetivo é melhorar a qualidade de vida da população por meio da arborização urbana, que além de favorecer o bem-estar, vai reduzir a poluição atmosférica na área.

A gerente de Áreas Verdes da Semmam, Érika Melotti Reisen, destaca ainda que as árvores na área urbana, além de aumentar o sombreamento e a ventilação, servem de abrigo e alimento a pássaros e outros animais, valorizando também imóveis e bairros. Segundo ela, as espécies selecionadas são adequadas ao meio físico da orla de Nova Palestina.