Outubro Rosa: US de São Cristóvão oferece exames e atendimento neste sábado
Publicada em | Atualizada em
Por Angela Angius, com edição de SEGOV/SUB-COM
Elizabeth Nader
Neste sábado (4), a unidades de saúde (US) de São Cristóvão vai oferecer atendimento para mulheres das 8 às 13 horas. Serão realizados exames preventivos (para mulheres entre 25 a 64 anos), atendimento odontológico e de farmácia, além da atualização do cartão de vacina.
A ação integra a campanha Outubro Rosa, conduzida em Vitória pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). A unidade oferecerá, ainda, oficinas de temperos e chás voltadas para o público feminino e um psicólogo estará promovendo rodas de conversa sobre violência doméstica.
Até o final deste mês, mais 11 unidades de saúde estarão funcionando aos sábados. A campanha envolve todas as 30 US de Vitória, que vão desenvolver uma programação especial voltada para conscientizar a população e, principalmente, as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce para a prevenção do câncer de mama.
Conscientização
O câncer de mama é o que mais acomete as mulheres. É a segunda maior causa de morte por câncer nos países desenvolvidos, atrás somente do câncer de pulmão, e a maior causa de morte por câncer nos países em desenvolvimento.
No Brasil, esse câncer é o mais frequente nas mulheres da região Sudeste (71,18/ 100 mil). Dados estatísticos do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que, para o ano de 2014, o Espírito Santo terá 990 novos casos de câncer de mama. Em Vitória, o número será de 130 mulheres.
Porém, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados por meio de uma alimentação saudável, prática de atividade física regular e manutenção do peso ideal, sendo que a amamentação está associada a um menor risco no desenvolvimento da doença.
De acordo com a referência técnica da Vigilância Epidemiológica da Semus, Guacira Mendes Lomeu, a estratégia recomendada para a detecção precoce do câncer de mama em mulheres com risco padrão no Brasil é a realização da mamografia bienalmente para mulheres entre 50 a 69 anos e o exame clínico das mamas anualmente, a partir dos 40.
“Para mulheres de grupos populacionais considerados de risco elevado para câncer de mama, isto é, com história familiar de câncer de mama em parentes de primeiro grau, o recomendado é fazer o exame clínico da mama e a mamografia anualmente, a partir de 35 anos”, explicou.
Os fatores de risco são: envelhecimento, fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, sedentarismo, entre outros.
“A idade é considerada um grande fator de risco”, diz Guacira Lomeu. “As taxas de incidência aumentam rapidamente até os 50 anos. Após essa idade, o aumento ocorre de forma mais lenta, o que reforça a importância dos exames preventivos”, alerta a profissional.