Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Pichação é crime e o infrator pode ser preso e ter que pagar multa

Publicada em

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Jaldecy Pereira


Diego Alves
Câmera de Videomonitoramento
Prefeitura de Vitória já está monitorando por meio de câmeras para tentar prender em flagrante os pichadores

Recentemente tem circulado nas redes sociais vídeos e fotos de pessoas que estão andando pelas ruas da cidade, principalmente à noite e especialmente pelo Centro Histórico de Vitória, usando sprays de tinta para fazer pichações em monumentos e pontos turísticos da capital.

Se você recebeu alguns desses vídeos nos canais de aplicativos de mensagens ou viu atos dessa natureza e se você reconhece quem aparece nas cenas, faça denúncia pelo Fala Vitória 156 ou pelo 190. Não precisa se identificar. A Prefeitura de Vitória já está monitorando por meio de câmeras para tentar prender em flagrante esses pichadores e conta também com sua ajuda.

O subsecretário de Meio Ambiente de Vitória, Ademir Barbosa, informou que o auto de infração só é possível quando há o flagrante. Até este mês de outubro, segundo ele, foram recebidas três denúncias, mas não foi possível identificar o infrator.

"Em 2018, foi realizada uma multa no valor de R$ 9.882,90, cujo infrator teve seu nome e dados inscritos em dívida ativa por não pagamento", disse.

A prática da pichação é caracterizada como crime ambiental de acordo com a Lei Federal 9605/1988. Além de ser uma infração, conforme o artigo 44, item IV da Lei Municipal 5086/2000. O valor da multa para quem for pego fazendo pichações é de R$ 10.264,50.