Plano de Metas: mais de 150 mil pessoas já baixaram aplicativo Vitória Online
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Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi
Foto Divulgação
Mais de 150 mil moradores de Vitória contam com diversos serviços públicos municipais na mão com o aplicativo Vitória Online. A quantidade expressiva de downloads resultou na superação do número estimado no Plano de Metas da Prefeitura de Vitória.
A meta era alcançar esse número de usuários até 2020. Ela foi obtida em abril deste ano. O aumento foi de cerca de 57% em relação a 2017, quando havia 86.584 usuários.
Ponto Vitória
Um dos principais motivos do aumento de downloads do app está relacionado à consulta do Ponto Vitória, um dos serviços mais acessados.
Ele permite a consulta em tempo real das linhas de ônibus e tempo de espera para a passagem do veículo no ponto de ônibus em que o usuário está na cidade. Em compensação, o número de ligações para o Fala Vitória 156 sobre esse serviço teve uma redução expressiva.
Segundo dados da Ouvidoria, foram 3.264 ligações em maio, com duração média de 2 minutos, para consulta de horário de ônibus, o que representa 14% dos chamados. Antes, os telefonemas em busca de informações sobre esse assunto representavam 53% dos atendimentos do 156.
“Isso comprova que o cidadão de Vitória assimilou mais essa tecnologia no seu dia a dia. Ele percebeu que pode obter essa informação em segundos, com poucos cliques, em qualquer lugar, pelo celular, com o aplicativo Vitória Online. Estamos no caminho para tornar a capital mais inteligente e eficiente”, afirmou o secretário de Desenvolvimento da Cidade e responsável pela Tecnologia da Informação, Márcio Passos.
Cadastramento
Segundo o gerente de Planejamento de Sistema de Transporte da Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), Heleno Barros das Neves, cabe ao órgão cadastrar 56 linhas, 216 coletivos e 982 pontos de ônibus. Ele explica que, assim, é inserida toda a programação de cada coletivo com os respectivos horários e pontos de parada no sistema Ponto Vitória.
"Para que os 85 mil usuários do transporte coletivo do município tenham acesso às informações 24 horas por dia, buscamos ser específicos e levantamos os dados de forma precisa com a preocupação de atualizar com rigor. Assim trabalhamos em parceria com as empresas de transporte público visando oferecer o melhor para os usuários, que são nosso foco principal", destacou.
Serviços
Leve, o aplicativo Vitória Online está disponível para os sistemas iOS e Android. Com ele, o morador pode agendar consultas nas unidades de saúde ou atendimento nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), acessar o boletim escolar dos estudantes da rede municipal, e, ainda, obter informações turísticas e das ciclovias da cidade.
No aplicativo, é possível fazer sugestões, reclamações ou pedidos de serviços municipais pelo 156 Online. É aberto um número de protocolo, com o qual o cidadão pode acompanhar virtualmente a resolução da sua demanda.