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Plano de Metas: mais de 150 mil pessoas já baixaram aplicativo Vitória Online

Publicada em | Atualizada em

Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi


Foto Divulgação
Tela inicial do aplicativo Vitória Online

Mais de 150 mil moradores de Vitória contam com diversos serviços públicos municipais na mão com o aplicativo Vitória Online. A quantidade expressiva de downloads resultou na superação do número estimado no Plano de Metas da Prefeitura de Vitória.

A meta era alcançar esse número de usuários até 2020. Ela foi obtida em abril deste ano. O aumento foi de cerca de 57% em relação a 2017, quando havia 86.584 usuários.

Ponto Vitória

Um dos principais motivos do aumento de downloads do app está relacionado à consulta do Ponto Vitória, um dos serviços mais acessados.

Ele permite a consulta em tempo real das linhas de ônibus e tempo de espera para a passagem do veículo no ponto de ônibus em que o usuário está na cidade. Em compensação, o número de ligações para o Fala Vitória 156 sobre esse serviço teve uma redução expressiva.

Segundo dados da Ouvidoria, foram 3.264 ligações em maio, com duração média de 2 minutos, para consulta de horário de ônibus, o que representa 14% dos chamados. Antes, os telefonemas em busca de informações sobre esse assunto representavam 53% dos atendimentos do 156.

“Isso comprova que o cidadão de Vitória assimilou mais essa tecnologia no seu dia a dia. Ele percebeu que pode obter essa informação em segundos, com poucos cliques, em qualquer lugar, pelo celular, com o aplicativo Vitória Online. Estamos no caminho para tornar a capital mais inteligente e eficiente”, afirmou o secretário de Desenvolvimento da Cidade e responsável pela Tecnologia da Informação, Márcio Passos.

Cadastramento

Segundo o gerente de Planejamento de Sistema de Transporte da Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), Heleno Barros das Neves, cabe ao órgão cadastrar 56 linhas, 216 coletivos e 982 pontos de ônibus. Ele explica que, assim, é inserida toda a programação de cada coletivo com os respectivos horários e pontos de parada no sistema Ponto Vitória.

"Para que os 85 mil usuários do transporte coletivo do município tenham acesso às informações 24 horas por dia, buscamos ser específicos e levantamos os dados de forma precisa com a preocupação de atualizar com rigor. Assim trabalhamos em parceria com as empresas de transporte público visando oferecer o melhor para os usuários, que são nosso foco principal", destacou.

Serviços

Leve, o aplicativo Vitória Online está disponível para os sistemas iOS e Android. Com ele, o morador pode agendar consultas nas unidades de saúde ou atendimento nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), acessar o boletim escolar dos estudantes da rede municipal, e, ainda, obter informações turísticas e das ciclovias da cidade.

No aplicativo, é possível fazer sugestões, reclamações ou pedidos de serviços municipais pelo 156 Online. É aberto um número de protocolo, com o qual o cidadão pode acompanhar virtualmente a resolução da sua demanda.