Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Praia Acessível amplia atendimento no verão: de quinta a domingo, das 8 às 13h

Publicada em | Atualizada em

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Projeto Praia Acessível
Pessoas que nunca haviam entrado no mar agora podem aproveitar a praia com as cadeiras anfíbias
Leonardo Silveira
Projeto Praia Acessível
Praia Acessível possibilita o banho de mar para pessoas com mobilidade reduzida

Os usuários do Praia Acessível poderão aproveitar ainda mais este verão. Para maior comodidade do público-alvo, o projeto vai funcionar de quinta-feira a domingo, das 8 às 13 horas, na Curva da Jurema.

Implantado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp), o projeto, que funciona ao longo do ano aos domingos, tem como objetivo permitir que pessoas com mobilidade reduzida (cadeirantes, idosos e obesos) tomem banho de mar.

"Contamos com três cadeiras anfíbias (que flutuam na água e não afundam na areia) e com uma equipe especializada, composta por assistentes sociais, psicólogos e professores de Educação Física, tudo para permitir o lazer de todos", ressalta o secretário de Esportes, Wallace Valente.

Para a professora do projeto Poliana Paradesporto, a iniciativa é grandiosa. "O Praia Acessível veio para proporcionar momentos de lazer para todas as pessoas com qualquer tipo de deficiência e mobilidade reduzida. Muitas delas nunca entraram no mar, e o projeto proporciona bem-estar, lazer e prazer com a família", conta.

Horário estendido

No verão, quando muitas pessoas curtem férias, o horário estendido, que foi iniciado no último dia 15, torna mais fácil o lazer entre amigos cadeirantes, como conta o usuário Marcus Vinicius Barcellos da Silva. "Agora temos um incentivo a mais para sair de casa. Já vou convidar meus amigos cadeirantes para nos encontrarmos na praia", comemora Vinicius.

Atleta da natação paralímpica, Waldir Junior, mais conhecido como Tiozinho, afirma ser uma oportunidade necessária para pessoas que possuem algum tipo de deficiência. "Temos poucos lugares com esse tipo de trabalho. Aqui temos esse privilégio, melhor ainda com o funcionamento de quinta a domingo. Sei que sonhar e realizar é difícil, mas Vitória está de parabéns, pois tem nos dado muitas oportunidades".

Leonardo Silveira
Projeto Praia Acessível
Leonardo Silveira
Projeto Praia Acessível