Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Prefeito destaca a importância das Apaes durante Congresso Ibero-americano

Publicada em

Por Loureta Samora, com edição de Deyvison Longui


O prefeito João Coser participou, na manhã desta terça-feira (12), da abertura do II Congresso Ibero-americano de Deficiência Intelectual, promovido pela Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes-ES). O encontro é considerado o maior evento do país em Deficiência Intelectual e acontece na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), até esta quinta-feira (14).

O tema central do congresso estimula um debate sobre a relação entre os movimentos sociais, o Estado e a democracia. Simultaneamente ao evento, estão sendo realizados o VII Congresso das Apaes do Espírito Santo e o VI Fórum Estadual de Autodefensores.

Segundo o prefeito João Coser, o tema proposto o levou a uma reflexão sobre as reivindicações das pessoas com deficiência. "O conceito de inclusão deve ser tratado em sua plenitude. Só assim estaremos exercendo realmente a democracia", afirmou.

O prefeito frisou, ainda, a importância dos professores da rede municipal neste processo. E lembrou que a inclusão tem acontecido de forma gradual e sempre o com apoio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Vitória.

"É preciso reconhecer e valorizar o trabalho feito pelas Apaes, que muito antes do poder público perceber os desafios que as pessoas com deficiência enfrentam no dia a dia, já atuam de forma voluntária", apontou.

Segundo o presidente da Feapaes, Rodolpho Dalla Bernadina, a Prefeitura de Vitória está na vanguarda do entendimento sobre as parceiras que podem ser firmadas entre o poder público e os movimentos sociais. "Vitória é um exemplo a ser seguido", ressaltou.