Barcos são enfeitados pelos pescadores para reverenciar São Pedro na procissão marítima
Em uma manifestação que reúne fé, devoção e criatividade, acontece neste domingo (29) a 86ª Procissão Marítima de São Pedro, em homenagem ao santo padroeiro dos pescadores.
A partir das 8 horas, haverá celebração de missa na Igreja Católica da Praia do Suá, que fica próxima ao Pronto-Atendimento (PA) do bairro. Após a missa, a imagem de São Pedro será conduzida pela banda de congo Amores da Lua, de Goiabeiras, em procissão a pé até o terminal pesqueiro, próximo à Capitania dos Portos.
Dali, por volta das 9h30, partirá a procissão, com as embarcações enfeitadas seguindo em direção ao Centro de Vitória. Em frente ao Museu da Vale e próximo à Ponte Florentino Avidos, a procissão volta ao ponto de partida. No retorno, os barcos seguem até a altura da Cruz do Papa, na Enseada do Suá, onde fazem uma parada para a Bênção do Anzol.
Na cerimônia, precedida por uma rápida celebração religiosa, o pescador Antônio Cristelo (Toninho), 77 anos, um dos mais antigos da Colônia e ainda na ativa, lançará ao mar sua linha com anzol. Nesse momento, os devotos rezam e pedem a intercessão especial de São Pedro por sua proteção no mar e ajuda para um ano de fartura na pesca. Após esse ato, a procissão retorna até o terminal dos pescadores, com muitos "Viva São Pedro!", queima de fogos e eleição dos barcos vencedores.
A procissão, iniciada em 1928, é acompanhada também em terra pela população, que aplaude a beleza dos barcos e sempre aponta seus favoritos. No ano passado, o evento contou com a participação de 193 embarcações.
Premiação
Para as embarcações participantes da procissão, a originalidade e a criatividade na decoração de seus barcos ainda podem render prêmios em dinheiro. Confira o valor das premiações para os 10 primeiros colocados no concurso de decoração dos barcos: