Procon Municipal alerta consumidor para a compra de passagens aéreas com milhas
Publicada em
Por Thiago Alves Pereira, com edição de Deyvison Longui
Com a colaboração de Vitor Zanotelli
Carlos Antolini
As milhagens são parte de um programa de fidelidade oferecidos pelas companhias aéreas aos clientes que utilizam cartão de crédito
Basta uma rápida pesquisa em qualquer site de buscas da internet para encontrar diversos anúncios de agências de viagens e companhias de turismo, que negociam a compra e venda de milhas aéreas.
Apesar de um grande número de empresas exercerem essa atividade, para o Procon de Vitória esse tipo de comércio é ilegal e pode prejudicar o consumidor.
As milhagens são parte de um programa de fidelidade oferecidos pelas companhias aéreas aos clientes que utilizam cartão de crédito. Os gastos efetuados no cartão transformam-se em pontos de bônus que, ao serem acumulados, podem ser posteriormente trocados por passagens aéreas.
De acordo com a coordenadora de Fiscalização do Procon, Liliam Chagas, "por se tratar de uma bonificação, as milhas não podem ser comercializadas, são de uso individual e restrito". A mesma informação é encontrada no regulamento dos programas de fidelidade aérea.
No entanto, algumas agências de viagens compram milhagens de terceiros e as negociam livremente, por preços mais atraentes. O prejuízo pode ficar com o consumidores, que, ao adquirirem essas milhas, podem correr o risco de terem suas passagens bloqueadas.
"Tivemos um caso recente de uma família que perdeu o voo aqui no aeroporto de Vitória. Ao fazerem a ocorrência junto à companhia aérea, a mesma informou a eles que deveriam utilizar 6000 pontos por passageiro para embarcarem em outro voo. Como eles não possuíam programa de milhagens, o Procon foi acionado e solicitou junto à agência novas passagens provenientes de outra companhia aérea, sem ônus para a família", explica Liliam. Este é um exemplo do transtorno que pode acontecer ao consumidor que contribui, mesmo sem saber, para esse tipo de fraude.
Roubo e perda de cartão
Caso o consumidor seja membro de um programa de fidelidade de companhia aérea e tenha seu cartão roubado ou clonado, o Procon recomenda que seja feito o boletim de ocorrência e cancelamento do cartão de crédito o mais rápido possível, para evitar seu uso por terceiros. Segundo Lilian, "as companhias aéreas já estão orientando seus clientes a verificarem a pontuação referente às milhagens regularmente, a fim de evitar fraudes."