Imprensa
Professores das novas disciplinas e do tempo integral passam por formação
Publicada em | Atualizada em
Por Brunella França, com edição de Fernanda Sant'Anna
Com a colaboração de Luís Oliveira


A agenda formativa que prepara os profissionais da educação para o ano letivo 2022 segue a todo vapor! A Secretaria Municipal de Educação (Seme) promove, por meio da Gerência de Formação e Desenvolvimento em Educação (GFDE), hoje e amanhã, formações com os temas "Educar para Vitória: Projeto de Vida" e "Educar para Vitória: Práticas Experimentais".
O público-alvo são os professores que irão atuar na disciplina Projeto de Vida e nas aulas de práticas experimentais em Educação Empreendedora e Financeira; Educação Socioambiental; Iniciação Científica; Música; Tecnologias Educacionais e Territórios do Viver, que são ofertadas nas 52 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) de Vitória. Truman Vieira Junior, gerente da GFDE, destaca a importância dos momentos formativos.
"Esta proposta formativa se apresenta como uma estratégia de apoio, orientação e assessoramento às unidades de ensino para a implementação desses componentes curriculares, a partir do ano letivo de 2022. O objetivo é promover momentos de estudos, vivências e orientações, potencializando o desenvolvimento das atividades curriculares nas escolas da rede de ensino de Vitória", afirma.
Projeto de Vida
A disciplina de Projeto de Vida, ofertada em todos os anos do Ensino Fundamental, considera os valores e conhecimentos que precisam ser consolidados para que os estudantes alcancem sua auto realização, devendo o professor possibilitar o crescimento acadêmico e pessoal dos estudantes por meio da construção de um projeto de vida que será base para o componente curricular.
Para os professores que irão atuar neste componente, a carga horária total da formação é de 40 horas, sendo 10 horas presenciais e 30 horas de atividades assíncronas voltadas para o apoio ao trabalho pedagógico. O primeiro encontro, que será realizado na sexta-feira (04), será online, por meio da plataforma Google Meet.
Entre os conteúdos previstos, serão abordados estudos sobre o conceito de Projeto de Vida, a influência das competências socioemocionais na formação do sujeito em sua integralidade, Projeto de Vida e Protagonismo e a importância das relações entre si e as outras pessoas.
Práticas Experimentais
Na formação voltada aos professores de práticas experimentais, serão desenvolvidas 40 horas de estudos e práticas, sendo 12 horas presenciais e 28 horas de atividades não presenciais, por meio Google Sala de Aula, que serão voltadas ao planejamento e acompanhamento do trabalho pedagógico.
O primeiro encontro presencial será realizado dentro do horário de trabalho dos profissionais, na quinta-feira (03) em formato on-line, por meio do Google Meet.
Tempo integral
Com a ampliação das unidades de ensino em tempo integral, Vitória tem, este ano, cinco Centros Municipais de Educação Infantil e cinco Escolas Municipais de Ensino Fundamental com as crianças e estudantes sendo atendidos das 7h às 16 horas.
Com a chegada de novos profissionais para o tempo integral, essas equipes também passam por formação antes do início do ano letivo, na próxima segunda-feira (7).
O tema da formação é "Introdução aos Fundamentos e Princípios da Política de Educação em Tempo Integral do Município de Vitória" e possibilita aos profissionais uma visão abrangente dos princípios e modelos de gestão e pedagógico que norteiam o trabalho nas unidades de ensino em tempo integral.
"A formação visa a nortear o trabalho dos profissionais, através de um conjunto orientações acerca da operacionalização das rotinas educativas, das inovações pedagógicas e de gestão alinhadas às diretrizes da política de educação em tempo integral do município", destacou a coordenadora do Tempo Integral, Silvana Teixeira.