Os moradores dos bairros Consolação, Gurigica, Horto, São Benedito, Jaburu, Floresta e parte de Itararé, vão ganhar uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS). A Prefeitura de Vitória vai construir novas sedes para a UBS e para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no bairro Consolação.
A nova unidade de saúde será erguida em frente ao Residencial Consolação, a apenas uma quadra da atual UBS. No terreno onde será feita a obra, está em fase de conclusão uma grande contenção de encostas, que possibilitará o aproveitamento total da área, antes limitada pela forte inclinação do terreno.
A construção tem como objetivo ampliar a capacidade de atendimento, atualmente limitada pela falta de espaço. A nova unidade foi planejada para ofertar mais conforto, qualidade e resolutividade no atendimento à população, passando dos atuais 13 para 23 consultórios, que atenderão a12.369 pessoas cadastradas por meio da atuação de 89 servidores.
Com uma estrutura moderna e ampla, a nova Unidade de Saúde contará com área construída de 1.835,40 m², distribuída em dois pavimentos, e que abrigará seis equipes de Saúde da Família, 23 consultórios, sala de vacinação, farmácia, sala de curativos, sala de medicação, sala de coleta, sala de estabilização, auditório e área administrativa. O orçamento é de R$ 15.605.962,85 para 24 meses de obras.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, visitou o terreno e anunciou para breve o lançamento do edital para construção da unidade de saúde e a disponibilidade do terreno para a futura sede do Cras.
"Visitamos as obras de contenção de encostas no terreno onde iremos construir a nova sede da Unidade Básica de Saúde de Consolação. O equipamento público importantíssimo que vai ajudar a cuidar das pessoas e vai fazer a diferença na região. Nesse terreno nós teremos uma unidade básica de saúde novinha e o CRAS de Consolação funcionando dentro do mesmo território, dentro do mesmo terreno, economizando e potencializando as políticas públicas", anunciou Pazolini.
"Hoje, a nossa Unidade atende a uma população de 12.369 pessoas e agora vamos ampliar a área em 80%. Sairemos de 13 consultórios para 23, aumentando ainda mais o acesso à saúde para a comunidade de Consolação. Mais espaço, mais atendimento, mais saúde", disse a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.