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Removida passarela de Goiabeiras para ampliação da Fernando Ferrari
Publicada em | Atualizada em
Por Janete Carvalho, com edição de Deyvison Longui
Com a colaboração de Marcus Monteiro


A retirada da passarela metálica na avenida Fernando Ferrari se transformou num verdadeiro espetáculo e um momento histórico para inúmeros moradores dos bairros Goiabeiras, República e de outros que foram conferir as manobras técnicas que duraram toda a manhã deeste domingo (01).
Com o trânsito interrompido e desviado a partir das 8h15 para os trabalhos, a primeira parte foi o corte com maçarico para desmontagem dos dois vãos das escadas de acesso à passarela. A cena que mais emocionou os presentes foi a retirada do vão central com um enorme guindaste e ajuda de homens que puxavam uma corda para evitar choques em qualquer imóvel ou postes.
A estrutura foi colocada num caminhão posteriormente e deverá ser doada a alguma prefeitura do interior. A remoção foi concluída com a retirada das outras partes das escadas e o fim de um antigo ponto de referência no bairro da área continental da Capital.
Ampliação
Essa demolição foi necessária para dar andamento às obras de ampliação da avenida Fernando Ferrari, principal via de acesso a Vitória pelo lado Norte. A construção de uma nova avenida é uma parceria da Prefeitura de Vitória e do Governo do Estado, que está valorizando espaços para pedestres, ciclistas e para o transporte coletivo.
A segurança no momento de atravessar a pista vai ser garantida pelos semáforos e sinalização existentes, além da compreensão dos motoristas que trafegam no local.
Presença
Atento aos mínimos detalhes, o prefeito João Coser acompanhou tudo, juntamente com os secretários de Desenvolvimento da Cidade, Kleber Frizzera, de Obras, Paulo Maurício Ferrari, de Comunicação, Ruth Reis, e outros engenheiros das administrações regionais.
Ele adiantou que aquele trecho é um dos mais complexos para o prosseguimento das obras na avenida Fernando Ferrari, tanto pela quantidade de imóveis para mexer nos dois lados quanto pelas desapropriações a serem concluídas pela Prefeitura.
Segundo o prefeito, "os próximos passos, previstos para terem início esta semana, serão a remoção dos muros que estão fora da pista, a fim de liberar o trecho para passar a calçada, além dos serviços de drenagem e trabalhos de concessionárias como a Escelsa".
Desapropriações
Enquanto isso, as desapropriações necessárias para ampliação da avenida estão em andamento, sendo que a Prefeitura tem cerca de R$ 7 milhões depositados em juízo, informou o prefeito Coser.
Do total de 96 desapropriações necessárias para essaampliação, 66 já foram concluídas. Das 30 desapropriações que faltam, 20 estão na Justiça e, em dez casos, os proprietários negociam diretamente com a Prefeitura de Vitória.
Durante o trabalho de remoção, foi necessário o desvio do trânsito de veículos nos dois sentidos da via. Cerca de dez agentes de trânsito estiveram no local orientando os motoristas sobre as mudanças que deveriam ser seguidas.


Progresso
"É o progresso chegando ao nosso bairro. Eu aprovo essa medida e acho que deveria ter sido feita há mais tempo". O comentário é do morador do bairro Jabour, Jair Antônio Arnaldi, 70 anos, que passou a manhã ensolarada de domingo vendo o trabalho de remoção da passarela.
Ele considera importante ampliar a avenida porque lá trafegam muitos carros durante todo o dia. Para ele, quem vai sentir falta da passarela serão os estudantes que costumavam atravessar a Fernando Ferrari logo cedo, mas ele mesmo, só usou no máximo 10 vezes desde 1968, ano em que se mudou para Jabour.
Já a moradora do bairro República, Luciene Dantas, 37 anos, estava de bicicleta com a filha de dois anos e o marido, acompanhando atentamente a operação que, para ela, representa uma evolução para o bairro.
"No início pode representar um transtorno para os estudantes, mas todos vão se acostumar porque têm a passagem de pedestres com semáforos", comentou ela.
Ponte
A previsão é de concluir essa obra em 2010, conforme disse o prefeito, satisfeito com o início da última etapa da avenida que já tem partes alongadas com três pistas.
O complexo Fernando Ferrari vai além da ampliação da própria avenida. Inclui ainda a construção de uma nova ponte da Passagem e obras na rua Maria Rosa, que dá acesso ao Bairro Maruípe.
Com a ampliação, a avenida Fernando Ferrari passará a ter três faixas de tráfego em cada sentido, sendo uma preferencial para ônibus. Além das faixas preferenciais, haverá dez baias, de 106 metros cada, para os pontos de ônibus.
Na entrada sul da Ufes, na altura da avenida Hugo Viola, foi construído um trevo de acesso, com um elevado, que reduziu a interferência na avenida Fernando Ferrari do tráfego oriundo da Ufes.
Na última etapa da obra, a ponte da Passagem será demolida e dará lugar a uma estrutura metálica, de 190 metros de comprimento e oito metros de altura da lâmina d'água, projetada para possibilitar a navegação de barcos. Uma passarela independente, com cinco metros de largura, será o acesso para pedestres e ciclistas.

