Publicada em 20/12/2018, às 17h02 | Atualizada em 20/12/2018, às 17h02
Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Semohab projeta arquibancada em formato inovador para campos de futebol


A Secretaria de Obras e Habitação (Semohab) apresentou, na última quarta-feira (19), uma proposta de arquibancada para o campo de futebol em grama sintética que está sendo construído no Parque Municipal Pedra da Cebola.
A proposta foi apresentada aos líderes comunitários dos bairros Mata da Praia, Boa Vista e República, no auditório da secretaria. O pedido de construção de uma arquibancada no campo surgiu durante a assinatura da ordem de serviço. A comunidade apontou a necessidade de um local confortável e seguro para as pessoas assistirem às partidas de futebol.
Com a licitação encerrada e o contrato sendo assinado naquele momento, não havia possibilidade de garantir a construção de uma arquibancada. A subsecretária de Estudos e Projetos, a arquiteta Moema Calazans, ficou com a tarefa de tornar viável a reivindicação.
"Pensamos em um projeto modular que permitisse várias configurações, não só que fizesse as vezes de arquibancada, mas de outros mobiliários. Então projetamos dois módulos: o de altura de 50cm para assento e 40cm para apoio de pés, e o de altura de 75cm somente para assento. Eles são encaixados uns nos outros", disse.
Módulos
O formato dos módulos foi originado da busca pela referência ao esporte (a bola de futebol), trazendo um caráter lúdico ao mobiliário sem perder de vista a eficiência e o desempenho no uso, bem como a montagem e, posteriormente, sua manutenção ou reposição.
O material escolhido por sua resistência, durabilidade e uso corriqueiro foi o concreto. Para que a peça possa ser transportada com maior facilidade, a proposta é utilizar pérolas de espuma de EPS (isopor) no traço do concreto.
As peças metálicas têm por objetivo o reforço e a proteção das ligações dos módulos. Após a secagem, os módulos receberão pintura epóxi, que é mais resistente, nas cores branco gelo e preto. Com o uso de formas metálicas, a produção em série dos módulos poderá acontecer com mão de obra própria e material adquirido conforme a necessidade.
Aprovação
O presidente da Associação dos Moradores de Mata da Praia, Paulo Vitor, também elogiou a proposta. "É bem diferente de tudo que vimos de arquibancada. Não vai impedir a visão do campo, valorizando o visual do parque, e atende à necessidade de assistir aos jogos com conforto".
"Cumprimos a tarefa que nos foi passada. A proposta de arquibancada modular é excelente em todos os sentidos: permite a confecção das peças de acordo com a necessidade; é visualmente agradável e inovadora; não há necessidade de alterar o contrato de construção do campo de grama sintética; os materiais são de fácil acesso e utilizados com mão de obra própria. O mais importante é que a comunidade aprovou", disse o secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá.
"É uma proposta muito boa e inovadora. Acredito que vá ser usada em todos os campos de futebol de Vitória e servirá de exemplo para todo o Estado", disse o vereador Deninho Silva, que participou do encontro.

