O "Serenata" começou em março deste ano na escola e conta com 16 crianças, fazendo parte do Programa de Educação de Tempo Integral
"Canto o que vem do meu coração". Afirmou Yan Barbosa de Mello, 10, um dos integrantes do Grupo Musical "Serenata" que se apresentou, nesta quinta-feira (24), na 22ª Feira do Verde, na praça do Papa. A atração aconteceu no espaço lúdico da feira,e faz parte da Mostra Científica e Fórum Fala Criança.
Coordenado pela professora Luciene Pratti Chagas, o Grupo Musical da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Mauro Braga foi criado com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das crianças. "Tenho o objetivo de fazê-las mais felizes, para que, do mesmo jeito, elas levem essa felicidade a outras pessoas", afirma a professora.
O nome "Serenata" foi intitulado ao grupo para fugir um pouco da obrigação que sugere o nome do coral. "Não chamo o grupo de coral, proponho uma Serenata, porque um coral exigiria muito das crianças, e não preciso de vozes perfeitas. Apenas que gostem de cantar, porque você é o que você canta", conta Luciene.
Antes do grupo, as crianças contam que eram muito tímidas, mas depois do projeto a realidade mudou, como aconteceu com Maira Lourenço, de apenas 9 anos. "Sempre gostei de música, mas era muito tímida e não cantava. Depois que entrei no grupo despertei uma ‘paixão' pela música e pela melodia que rege as canções", diz a menina.
A mãe de Maira, Maria de Fátima Lourenço, acredita que o projeto trouxe muitos benefícios para as crianças, inclusive nas atividades escolares. "Além de aumentar a interatividade com os colegas, o desempenho na escola melhorou, por isso acredito que a música enriquece a formação da criança", conta a mãe.
Já Yan, que é o único menino do grupo, diz que o ‘Serenata' o ajudou de diversas formas, aumentando seu repertório, que antes se restringia a músicas no ritmo funk, e ajudando-o na escola. Agora, diz que pretende nunca mais parar de cantar.
Erlon boechat
Yan, que é o único menino do grupo, diz que o ‘Serenata' o ajudou de diversas formas
"Antes do grupo eu só gostava de funk, depois aprendi a gostar de MPB, de sertanejo. Quando crescer quero ser cantor ou jogador de futebol, mas não pretendo parar de cantar nunca mais", afirma Yan.
Outras atividades
Outras atividades envolvendo música também são desenvolvidas a partir do projeto, e compreendem Leitura e Interpretação de letras de músicas brasileiras, apresentação de biografias, releitura artística de músicos, cálculos matemáticos relacionado à data e registros de músicas/cantores, entre outros.
Com essas atividades, a professora acredita que as crianças melhoram na oralidade, no vocabulário e na socialização, unido a vontade de cantar das crianças, à obrigação da professora de dar aula. Fazendo com que o aprendizado se torne mais prazeroso para elas. O "Serenata", que começou em março deste ano, conta com 16 crianças e faz parte do Programa de Educação de Tempo Integral, desenvolvido na escola.