Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Serviços gratuitos, exposição cultural e shows marcam dia de luta da população em situação de rua

Publicada em

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Michelle Moretti


  • Erradicação da pobreza
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes
  • Parcerias e meios de implementação

Foto Divulgação
Assistência Social promove mutirão de serviços gratuitos para pessoas em situação de rua
Dia de Luta da Pessoa em Situação de Rua
Foto Divulgação
Assistência Social promove mutirão de serviços gratuitos para pessoas em situação de rua
Maria Goreti e Janine

Se nas ruas, para muitos, eles são invisíveis, nesta terça-feira (19) a população em situação de rua ganhou protagonismo ao apresentar suas demandas, exibir seus talentos e, principalmente, receber apoio na busca pela autonomia e garantia de direitos. A ação foi promovida pela Secretaria de Assistência Social (Semas), em parceria com a Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), na Casa do Cidadão, em Maruípe.

Serviços e atividades culturais

O espaço se transformou em marco do Dia de Luta e Luto da População em Situação de Rua, reunindo entidades da sociedade civil e diversas secretarias municipais. O evento contou com serviços gratuitos, shows e exposição de trabalhos produzidos por pessoas acolhidas em espaços institucionais de Vitória.

Histórias de superação

Entre os expositores estava Leandro Silva, de 40 anos, que há um ano vive em situação de rua e participa de atividades no Centro Pop Continental. Suas telas foram apresentadas na mostra e uma delas foi adquirida pela servidora pública Fabiana Santos de Oliveira, que se emocionou com a obra.

"Como profissional e cidadã, acredito na superação e no respeito à vida de todos. Qualquer um de nós pode um dia estar nesta condição. O que podemos fazer é ajudar no processo de reconstrução. É o papel da sociedade e das políticas públicas", declarou Fabiana.

Leandro não conteve a alegria: "Sabia que uma hora alguém ia comprar e dizer que gostou. Mas não imaginava que ela ia me elogiar, comprar e até pedir para tirar foto comigo. Estou me sentindo um artista da Globo. Isso deixou meu coração feliz".

A artista Janine Alves do Santos, de 44 anos, também teve suas obras expostas e comercializadas na Feira Pop. "Hoje é um dia especial: além do Dia de Luta da População em Situação de Rua, é o meu aniversário. Sonhava em vender e consegui vender três telas. Me sinto maravilhosa, porque ninguém me vê quando estou nas ruas. Hoje estão vendo que eu sou artista. Pinto desde criança", contou.

Serviços ofertados

A feira reuniu trabalhos de participantes dos Centros Pop Centro e Continental, além dos sete espaços de acolhimento mantidos pela Semas.

Durante o evento, a população em situação de rua teve acesso a serviços como: atendimento da Defensoria Pública e Ministério Público do Espírito Santo; aferição de pressão e testes rápidos de diabetes, em parceria com o ETESES e o Consultório na Rua;
orientações sobre direito à alimentação, com apoio do Banco de Alimentos; informações sobre mercado de trabalho com a equipe do Acessuas Trabalho; vagas de emprego com o Sine; atendimento veterinário e orientações do serviço Bem Estar Animal, da Semmam.

O evento foi embalado pela Banda da Guarda Civil Municipal. Um dos momentos mais emocionantes foi a apresentação musical de Poliana de Jesus Costa e Luis Carlos de Souza e Silva, participantes do Centro Pop Centro, que formaram um trio com a coordenadora Danielle Solano.

Apoio institucional

Para a secretária de Assistência Social, Soraya Manato, a data é um chamado à reflexão:  "O Dia de Luta e Luto da População de Rua chama atenção da sociedade para um problema complexo que exige união de todos na garantia de serviços que contribuam para a superação dessa condição".

Na mesma linha, o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Luciano Forrechi, destacou a importância da ação e agradeceu o empenho dos profissionais que atuam na área.

O defensor público Tiago Luiz Bianco Pires Dias, do Núcleo de Direitos Humanos, elogiou a iniciativa: "Contribuímos para que todos percebam que essa população também tem direitos e pode acessá-los. Só conseguimos avançar atuando juntos".

A juíza Lucy de Fátima Cruz Lago, da 9ª Vara do Trabalho de Vitória e coordenadora do Subcomitê de Atenção às Pessoas em Situação de Rua (SubPopRuaJud), também destacou a relevância da ação: "Realizar esse evento no dia de luta dessa população traz visibilidade a um grupo invisibilizado. É uma ação de resgate da dignidade, dos direitos e das garantias. O município de Vitória está de parabéns".

Foto Divulgação
Assistência Social promove mutirão de serviços gratuitos para pessoas em situação de rua
Fabiana e Leandro
Foto Divulgação
Assistência Social promove mutirão de serviços gratuitos para pessoas em situação de rua
Cadela Maya e seu tutor junto à equipe do Bem- estar animal