Publicada em 23/08/2022, às 15h00 | Atualizada em 23/08/2022, às 15h09
Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes
Com a colaboração de Luis Oliveira
Teatro lúdico estimula crianças a consumirem a alimentação escolar


A contação de história enriquecida com um divertido teatro, realizada pelo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Thomaz Tommasi, proporcionou às 106 crianças matriculadas no turno vespertino, conhecer e entender conceitos de alimentação saudável, de forma lúdica e divertida. O objetivo a ação é tornar os pequenos multiplicadores de conhecimento e futuros cidadãos conscientes, sobre a relação da alimentação balanceada com qualidade de vida.
A ação foi desenvolvida em parceria com a Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar (Cane), da Secretaria Municipal de Educação (Seme), em consonância com o projeto "João pé de Feijão", desenvolvido na unidade de ensino pelas professoras Rosileia Soares e Celma Amorim, com apoio da assistente de educação infantil Yara, que já traz para o cotidiano das crianças o tema da alimentação saudável e balanceada.
Para estimular o consumo da alimentação escolar, principalmente do arroz e feijão, o teatro lúdico encantou os pequenos. Baseado na história "O casamento nutritivo", da autora Luana Pinheiro Raymundo, a história conta de forma divertida sobre o "casamento" do arroz com o feijão e como essa combinação, cereal e leguminosa, é perfeita para a nossa alimentação, formando uma proteína de alto valor biológico.
As nutricionistas Elaine Christ, Ludmila Reis e as estagiárias Rania Farias e Laura Melo, que fazem parte da equipe da Cane, foram as responsáveis por fazer uma apresentação lúdica, após o teatro, em que foram apresentados os cereais e as leguminosas por meio de cartazes, bonecos e imagens impressas, além de explicar para os pequenos sobre os benefícios de cada um deles.


Educação Nutricional
Para a coordenadora da Cane, Mariana Zouain, é fundamental introduzir a educação nutricional no cotidiano das crianças desde os primeiros anos da infância. "A educação nutricional ocupa um papel importante na infância, principalmente porque uma alimentação adequada e com várias fontes de nutrientes, refletirá de forma positiva na fase adulta, prevenindo determinadas doenças não somente na infância quanto na maturidade, promovendo qualidade de vida", disse a nutricionista.
Alimentação de qualidade
Os alimentos ofertados nas unidades de ensino de Vitória compõem cardápios balanceados e superam a média de necessidades nutricionais recomendada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Frituras, embutidos, refrigerantes, gorduras ou balas não integram os cardápios e há opções específicas para as crianças que apresentam restrições alimentares, como diabetes, intolerância à lactose e ao glúten.

