Prefeito Luciano Rezende participou da videoconferência e ouviu propostas dos cidadãos para melhorias na mobilidade urbana
Investir em um transporte coletivo seguro, pontual e eficiente, incentivar o uso de meios de transporte sustentáveis, como a bicicleta, planejar uma cidade mais acessível e inverter a cultura que prioriza o uso do automóvel foram os assuntos tratados pelos participantes da segunda edição do Gabinete Online, nesta sexta-feira (20).
Durante uma hora, o prefeito Luciano Rezende e cinco convidados debateram os desafios de Vitória para o tema "mobilidade urbana". Os internautas acompanharam a webconferência em tempo real e enviaram sugestões e intervenções pelas redes sociais da Prefeitura de Vitória. Veja aqui como foi.
"Vamos criar condições para as pessoas deixarem seus carros em casa e se deslocarem pela cidade com conforto e segurança de ônibus, de bicicleta, a pé. Vamos criar espaços urbanos acessíveis, porque sabemos que 70% das pessoas têm limitações permanentes ou temporárias de movimento. E queremos mudar a cultura do carro, muito forte entre os capixabas", disse o prefeito.
Participaram da conferência o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Max da Mata, a presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus), Simone Chieppe Moura, o arquiteto, professor da Ufes e conselheiro do Plano Diretor Urbano de Vitória Augusto Alvarenga, o advogado e ciclista Edvaldo Patêz e o ciclista diretor técnico da Federação Capixaba de Ciclismo Jefferson Cabral. O debate foi mediado pelo jornalista Fernando Mendes, que é coordenador da Transparência Capixaba Jovem.
Debate continua
Encerrada a conferência, começa o Fórum de Ideias, no site www.vitoria.es.gov.br/gabineteonline, aberto a todos os moradores para enviar sugestões, apoiar, votar e comentar posts de outras pessoas. O Fórum fica aberto durante uma semana. Cadastre aqui sua sugestão.
As três sugestões mais votadas serão comentadas pelo prefeito em vídeo, que será disponibilizado no site. E todas as outras serão respondidas por e-mail. Toda a discussão está centralizada no site.