Vitória, reconhecida nacionalmente pela excelência em saúde pública - líder do setor no Ranking Connected Smart Cities -, tem se consolidado como referência para gestores de todo o país. Nesta segunda (30) e terça-feira (01), a capital capixaba recebeu a visita do vereador Rafael Bueno, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Caxias do Sul (RS).
Acompanhado pela secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, o parlamentar conheceu de perto as estratégias que vêm sendo adotadas para qualificar e ampliar o acesso aos serviços de saúde na cidade.
Jucilene Borges
Visita à Casa Rosa.
Durante a visita técnica, foram apresentadas ações como a ampliação da oferta de consultas e exames especializados; o painel de medicamentos; o monitoramento da aplicação do fumacê; a implantação do FacilitaVix (totem de autoatendimento); as obras do Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (CRAI); a Casa Rosa; o Centro Municipal de Especialidades; o Ambulatório da Dor; entre outros serviços e inovações tecnológicas implementadas na rede.
"Estamos investindo em tecnologias inovadoras que ajudam a otimizar o atendimento nos serviços de saúde. Nosso foco permanece em garantir que todos tenham acesso a um serviço de excelência, com dignidade e respeito. Cuidar das pessoas é a nossa prioridade", destacou a secretária Magda Lamborghini.
Jucilene Borges
Visita às obras do novo Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (Crai)
O vereador Rafael Bueno elogiou a gestão da saúde da capital capixaba e afirmou que pretende levar as experiências vivenciadas em Vitória para Caxias do Sul. "A cidade de Vitória é reconhecida nacionalmente por sua atenção básica em saúde e agilidade no atendimento, especialmente na redução de filas de espera para exames e consultas. Inspirados por esse modelo, buscamos replicar essas práticas, com foco em tecnologia, comunicação com a população, informatização dos centros de saúde e uma gestão integrada", afirmou.
Ele também destacou a importância do cuidado com a pessoa idosa. "Quero agradecer à secretária Magda, uma mulher visionária e obstinada, que, com base em dados e indicadores, conseguiu identificar com precisão onde era necessário atuar. O novo CRAI, que está em construção, é uma das referências que queremos levar para Caxias do Sul e replicar em nosso município", completou.