Vitória entre as melhores práticas de gestão de trabalho na área da saúde
Publicada em
Por Luana Amorim, com edição de Deyvison Longui
Samira Gasparini
Na Semus, mais de 360 servidores tiveram direito a progressão pelo Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos
O Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Profissionais de Saúde do Município de Vitória conquistou o segundo lugar no concurso InovaSUS, que premia a implementação de boas práticas e inovações na gestão do trabalho em saúde.
O Plano tem como objetivo estimular o desempenho profissional, valorizar o funcionário pelo conhecimento adquirido, pela competência, pelo empenho e pelo desempenho, incentivar a qualificação funcional contínua, estabelecer as regras para a evolução funcional e racionalizar a estrutura de cargos e carreira.
Em Vitória o PCCV foi implantado em 2007. Em 2010, foi iniciado o processo de Avaliação Periódica de Desempenho. A avaliação é composta por análise de competências e assiduidade.
A Avaliação de Competências é realizada pela chefia imediata e também feita pelo próprio servidor. São avaliadas seis competências, sendo atribuídas notas e justificativas. A avaliação da assiduidade é feita pelo Sistema de Gestão de Pessoas por meio da freqüência que é aferida mensalmente.
Na Secretaria Municipal de Saúde (Semus) mais de 360 servidores tiveram direito a progressão. Sendo que 42 servidores tiveram progressão vertical e 320 servidores tiveram progressão horizontal.
"Faz parte das diretrizes e prioridades do Ministério da Saúde ações que possam promover melhores condições de trabalho e a melhoria da qualidade do atendimento no SUS. Com isso, quem mais ganha é a população, que é recebida no serviço de saúde por um profissional satisfeito e motivado", explica o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Milton de Arruda Martins.
A avaliação do Ministério da Saúde é que o prêmio cumpre seu o objetivo de identificar as iniciativas em curso no país e o esforço das três esferas em realizar ações para a valorização dos trabalhadores no SUS.