Prática esportiva melhora a qualidade de vida dos moradores de Vitória
A qualidade de vida é uma das principais características de Vitória, que ainda oferece belas paisagens, serviços e boas opções de atividades físicas para os moradores. Esses quesitos fazem da capital, de acordo com o último levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU), a segunda melhor cidade do litoral brasileiro para se viver.
O estudo avaliou a qualidade da educação, renda e expectativa de vida dos municípios. Os três aspectos compõem o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), que varia de 0 a 1. A capital está na faixa de desenvolvimento humano alto: 0,845 em desenvolvimento humano, 0,805 em educação, 0,855 em expectativa de vida (76 anos) e 0,876 em renda. A média foi de 0,845, ficando atrás apenas da capital catarinense, Florianópolis, que alcançou 0,847.
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, comemorou o resultado: "Este é mais um importante indicador recebido por nossa linda cidade. Vitória está cada dia melhor. Uma cidade mais acolhedora, limpa e bem cuidada. Ainda temos desafios, mas estamos no rumo certo".
Vitória apresenta bons índices e condições para abertura de negócios
Já levantamento da Endeavor, uma organização mundial que atua no desenvolvimento econômico de vários países por meio do crescimento de pequenas e médias empresas, apontou que Vitória tem a melhor infraestrutura da Região Sudeste, com nota 7,15, à frente de São Paulo (7,21), Rio de Janeiro (6,36) e Belo Horizonte (5,29).
A entidade dividiu o indicador em dois grupos: o primeiro, batizado de condições urbanas, leva em conta os seguintes fatores: acesso da população à internet, preço médio do metro quadrado, custo da energia elétrica, tempo médio de deslocamento de casa ao trabalho e taxa de furtos/roubos de veículos; o outro conjunto de indicadores consiste no transporte interurbano, que avalia a densidade do transporte rodoviário.
Entre os itens avaliados na capital capixaba estão: acesso à internet (74,46%), preço do metro quadrado (4,494), custo da energia (0,29884) e densidade do transporte rodoviário (0,075).
A capital com melhor infraestrutura para o empreendedorismo, segundo os critérios da Endeavor, é Curitiba (PR), seguida de Florianópolis (SC), com 7,55, e Vitória, com 7,15.
Educação
Pesquisa elaborada pela Delta Economics & Finance, em março, revelou que Vitória é a terceira melhor cidade do Brasil para criar e educar os filhos. A capital capixaba ficou atrás apenas de Florianópolis, capital de Santa Catarina, e Santos, no litoral de São Paulo, que figura em segundo lugar.