Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Crianças e adolescentes de Emef do Centro começam novo filme de animação

Publicada em

Por Carmem Tristão, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Seme
Aula projeto Animação
Alunos da Emef São Vicente de Paulo estão participando da oficina de roteiro do projeto Animação

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Vicente de Paulo, no Centro, estão aprendendo a contar uma história através do cinema. Começou na última segunda-feira (9) e prosseguirá até sexta-feira (14) a oficina de roteiro do projeto Animação.

Essa é a primeira das três oficinas que resultarão na realização do novo filme com roteiro, direção, desenhos e animação de alunos do 6º ao 9º anos (5ª a 8ª séries) de escolas de ensino fundamental da rede pública de Vitória. 

Oficinas

Durante a primeira oficina, os alunos são estimulados a usar a imaginação e a criatividade para criar uma história. Através de atividades de leitura, pesquisa e discussão de ideias, as crianças e adolescentes estão construindo o roteiro de forma coletiva com a orientação da cineasta, diretora e montadora Luelane Corrêa, formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense.

A história será transformada em imagens pelos alunos das escolas seguintes, utilizando técnicas de animação, como desenho em papel, animação em massinha, recorte e pixilation (técnica de animar pessoas através do uso da fotografia digital).

As aulas estimulam a participação, o diálogo, o compartilhamento, a cooperação e o respeito, contribuindo para a redução da violência e promovendo a cultura de paz.

Projeto Animação

A cada edição do projeto Animação, criado em 2011, um novo filme é produzido por novas turmas de alunos, possibilitando a inclusão e o desenvolvimento do saber audiovisual para turmas de crianças e adolescentes.

Desde a criação do projeto, foram realizados os seguintes curtas-metragens: “Mangue e Tal” (2002); “Portinholas” (2003); “Zen ou Não Zen? Eis a questão” (2004); “Vitória pra Mim” (2005); “Albertinho” (2006); “Ele” (2007); “Mestre Vitalino e Nós no Barro” (2008); “Um Fio de Esperança” (2009); “As Curvas de Niemeyer” (2010); “O Maestro do Tempo” (2013); “Dinossauro Rex” (2014); “Nada, Nadador” (2015) e “O Bruxo do Cosme Velho” (2015).

Depois do lançamento, em cada edição, as obras seguem um roteiro de mostras e festivais locais e nacionais, multiplicando o acesso aos conteúdos por públicos de diferentes idades. Os filmes também são distribuídos gratuitamente para bibliotecas públicas, cineclubes e pontos de cultura.

O Animação é uma realização do Instituto Marlin Azul/Núcleo Animazul, com o patrocínio da EDP Escelsa, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, e apoio do Instituto EDP.