Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Encontro com o poeta Marcos Tavares no Viagem pela Literatura

Publicada em

Por Brunella França, com edição de Edlamara Conti

Com a colaboração de Sandra Aguiar


Imagem Divulgação
Grupo de Contadores de Histórias Chão de Letras
O grupo de contadores de histórias Chão de Letras fará leitura de poemas de Marcos Tavares no Auditório da Fafi, dia 29

Ocupante da cadeira de número 15 da Academia Espírito-Santense de Letras (AEL), o poeta Marcos Tavares é o próximo convidado do Encontro com o Escritor, na quinta-feira (29), às 19h30, no auditório da Escola de Teatro, Dança e Música Fafi. O evento faz parte do projeto Viagem pela Literatura, realizado pela Secretaria de Cultura de Vitória, por meio da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim.

A programação inclui, além do bate-papo com o escritor, a apresentação do Grupo de Contadores de Histórias Chão de Letras, que fará leitura de poemas de Marcos Tavares, autor de "Os Sete Dias", "Canto Outra Vez Adiado" e "Cantar de Amigo".

Contista, cronista e "poemador", como se autodefine, Marcos Tavares tem obras publicadas em jornais e revistas de Vitória e de São Paulo. Seu trabalho integrou a Antologia de Poetas do Espírito Santo, obra que reúne os vencedores de concurso realizado em 1981. Em 1987, lançou "No Escuro, Armados" (contos), pela Fundação Ceciliano Abel de Almeida e Editora Anima (Rio de Janeiro) e em 2005, "Gemagem" (poesia), pela Lei Rubem Braga.

Mestre em Literatura Brasileira e Doutor em Literatura Comparada, o professor Francisco Aurélio Ribeiro explica que Marcos Tavares é do tipo de escritor que utiliza todos os recursos próprios da poesia em seus textos em prosa na busca incessante da revolução permanente da linguagem.

O projeto

Contemplado em 2007 com o selo do Prêmio Cultura Viva do Ministério da Cultura, o Viagem Pela Literatura é um dos principais mecanismos do fomento à literatura no país. O projeto já contou com a participação de mais de 85 mil pessoas em atividades de contação de histórias, oficinas de artes, peças teatrais baseadas em textos da literatura, encontros com escritores, círculos de leitura, oficinas de contadores de histórias e caixas-estantes, realizadas na Biblioteca, escolas e comunidades do município.

O objetivo das ações desenvolvidas é o incentivo à prática da leitura, junto ao público infantil, juvenil e adulto, buscando ampliar horizontes através de viagens ao mundo da imaginação.

Em 2011, o projeto contará com dezenas de atividades até dezembro, ocupando espaços como escolas, centros comunitários, igrejas, unidades do Projeto Caminhando Juntos (Cajun) e praças públicas.

Serviço

Viagem pela Literatura – Encontro com o Escritor

Atrações: Marcos Tavares e Grupo de Contadores de Histórias Chão de Letras

Quando: Quinta-feira (29), às 19h30

Onde: Auditório da Escola de Teatro, Dança e Música Fafi. Avenida Jerônimo Monteiro, 656, Centro.

Informações: (27) 3381-6926 ou 3381-6927.

Entrada gratuita.